Gripe H1N1: Primeiro caso confirmado em Portugal

Data:

A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou hoje o registo do primeiro caso de gripe A (H1N1) confirmado em Portugal. A suspeita surgiu a 30 de Abril, dia em que o Ministério da Saúde anunciou que uma mulher se encontrava em observação num hospital de Lisboa.

Nesse dia, em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro disse que a paciente, a ser sujeita a análises, apresentava, contudo, uma "situação clínica bastante favorável".

No encontro com a comunicação social a 1 de Maio, a ministra da Saúde esclareceu que a mulher, de 30 anos, observada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, se encontrava em casa. O teste que realizou pelo Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, deu positivo para o vírus da gripe tipo A não sazonal pelo que a colheita seguiu para os laboratórios certificados da Organização Mundial de Saúde em Londres.

"A senhora apresentava um quadro compatível com o das pessoas infectadas pelo vírus e, como tinha vindo de uma zona infectada, o México, está em casa, com indicação para o cumprimento das regras anti contágio: o uso de uma máscara e a lavagem frequente das mãos", esclareceu então a ministra.

"Todos as pessoas com quem ela contactou depois de regressar estão sinalizadas", assegurou ainda a governante, para quem "o domicílio é o melhor lugar para a senhora estar, pois permite ter uma noção correcta das pessoas com quem convive".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.