A menina britânica Madeleine McCann desapareceu completam-se hoje dois anos de um aldeamento turístico da Praia da Luz, Lagos, quando dormia com os seus irmãos gémeos e os pais jantavam num restaurante a cerca de 50 metros.
Os pais da menina, Kate e Gerry MacCann, continuam a acreditar que a filha está viva e mantêm a convicção de que ainda é possível trazê-la sã e salva para casa, como se lê no sítio da Internet "Find Madeleine" (Encontrem Madeleine), criado a pedido dos pais.
"Ainda há muito para fazer. Continuamos focados no nosso objectivo – encontrar Madeleine e trazê-la de volta para casa em segurança. Como pais da Madeleine não podemos nem vamos parar de fazer tudo o que é possível para a encontrar", lê-se na mensagem da família McCann, no sítio da Internet.
No mesmo sítio continuam a ser pedidos donativos para o fundo, cujo destino, segundo os MacCann, é para poder manter as buscas da filha Madeleine.
Gerry MacCann admitiu, recentemente, que o dinheiro do fundo para procurar a filha pode esgotar-se no final do ano se continuar a ser gasto ao ritmo que tem sido até agora.
O desaparecimento de Madeleine McCann a 03 de Maio de 2007 tornou-se num caso mediático a nível global e levou à abertura de um processo em que os pais da menina foram constituídos arguidos a 07 de Setembro de 2007.
No momento em que Madeleine foi dada como desaparecida, os pais da menina jantavam com um grupo de amigos ingleses num restaurante do aldeamento turístico Ocean Club, a cerca de 50 metros do apartamento em que a criança dormia.
A Polícia Judiciária inicialmente apontou para a hipótese de rapto, msd mais tarde admitiu a morte da criança.
As autoridades, contudo, nunca conseguiram apurar o que realmente aconteceu a Madeleine McCann.
A 21 de Julho de 2008, a Procuradoria-Geral da República anunciou oficialmente o encerramento da investigação e o arquivamento das suspeitas contra Gerry e Kate McCann.