Portugal figura pela primeira vez na lista de países com "casos prováveis" de gripe A (H1N1) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), que contabiliza 49 casos confirmados e 14 prováveis a nível europeu.
O caso da mulher portuguesa de 30 anos cujas análises poderão ser conhecidas ainda hoje é referido pelo ECDC como caso "provável de infecção".
Na sexta-feira, a ministra da Saúde, Ana Jorge, tinha dito que um teste realizado pelo Instituto Ricardo Jorge tinha dado positivo para o vírus da gripe tipo A não sazonal, aguardando-se a realização de mais testes nos laboratórios certificados da Organização Mundial de Saúde em Londres.
A lista do ECDC, divulgada hoje de manhã na página daquele organismo, refere 20 casos confirmados em Espanha, 15 no Reino Unido, seis na Alemanha, dois em França e um caso na Dinamarca, Áustria, Irlanda, Itália, Suíça e Holanda.
Aponta ainda nove casos prováveis em Espanha, três na França, um na Suécia e outro em Itália.
A nível mundial, a contabilidade de casos confirmados vai em 731: a maior parte dos casos (476) verifica-se no México, os Estados Unidos têm 160 pessoas doentes, há 85 casos no Canadá, quatro na Nova Zelândia, três em Israel, uma na Coreia do Sul, um em Hong Kong (China) e um na Costa Rica.
Estão ainda a ser acompanhados 12 casos prováveis na Nova Zelândia e dois em El Salvador.