O empate do Sporting no terreno da Académica (0-0), na 27ª jornada da Liga portuguesa de futebol, abriu o caminho do título ao líder FC Porto, enquanto o Benfica, derrotado pelo Nacional (3-1), pode ficar matematicamente afastado. Os "dragões", que jogam domingo (20:15) também na Madeira, frente ao Marítimo, podem ampliar a vantagem sobre os "leões" para seis pontos em caso de vitória, facto que praticamente sentenciará o campeonato, com apenas nove pontos em disputa.
Neste aspecto, acabou o campeonato para o Benfica. Agora a cinco pontos do Sporting, a equipa de Quique Flores poderá ficar a 11 do FC Porto e deverá preocupar-se com o terceiro, seguro por uma curta vantagem de três pontos sobre o Nacional.
Em caso de empate, fica tudo igual na frente, enquanto um triunfo dos insulares deixará o Sporting a apenas três pontos do FC Porto, que ainda tem um campeonato complicado pela frente.
O nulo frente aos "estudantes", que já tinham conseguido o mesmo resultado em Alvalade, penalizou o Sporting que esteve aquém das suas ambições.
No Funchal, o Benfica confirmou as dificuldades esperadas frente a um adversário que lhe cobiça o terceiro lugar, tendo ficado agora a apenas três pontos de diferença.
Com a derrota, o segundo lugar, que dá direito a disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ficou mais longe, pois o Sporting está agora a cinco pontos.
Nené (57), melhor marcador deo campeonato, que aumentou o seu registo para 19 tentos, Ruben Micael (65) e Miguel Fidalgo (90+4) fizeram os três golos do Nacional, de nada valendo o tento de Reyes (69), que na altura reduziu para 2-1.
Sexta-feira, Rio Ave e Sporting de Braga abriram a 27ª jornada com empatare 0-0, com os vilacondenses a não conseguirem afastar-se da zona perigosa (três pontos de avanço para o penúltimo) e os bracarenses a enterrar o ténue sonho de ainda chegar ao terceiro lugar.