Livros: “Golpes de Mão’s” recorda a guerra

Data:

«Golpes de Mão’s», um livro de memórias da guerra, é a primeira obra de José Eduardo dos Reis Oliveira. Ao longo de 440 páginas, onde estão incluídas muitas fotografias, o autor recorda a sua passagem pela guerra na Guiné, nos anos de 1964 e 1965.

O livro “Golpes de Mão’s” é uma obra escrita a “dois tempos”. É assim que José Eduardo dos Reis de Oliveira explica, em comunicado, como nasceu “Golpes de Mão’s – Memórias de Guerra”. Tudo começou em 1964-65, tendo como fonte um diário onde, na altura, o autor foi registando a dia a dia dos militares da Companhia de Caçadores 675 e, mais recentemente, em 2007-08, tendo como palco um Portugal diferente “mas com feridas de guerra ainda mal cicatrizadas”, pode ler-se no comunicado de imprensa.

O livro vai ser lançado no dia 2 de Maio no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, cidade natal do autor, e vai contar com uma presença muito especial: o guineense João Turé que tinha oito anos quando a Companhia de Caçadores 675 esteve em Binta, região do norte da Guiné. O seu testemunho é uma das histórias extraordinárias que enriquece “Golpes de Mão’s”, cuja apresentação estará a cargo do historiador Rui Rasquilho.

São 440 páginas, onde saltam à vista 190 fotografias e vários mapas, e cujo prefácio foi escrito pelo Tenente General Alípio Tomé Pinto, Comandante da C. Caç. 675 nos anos retratados.

Para o escritor, “a principal mensagem deste livro é a de que, nos idos de 1966, a paz era (e foi) possível durante algum tempo na zona da Guiné onde esteve”, algo que José Eduardo Reis de Oliveira espera passar às novas gerações. “As novas gerações não o sabem. Nos teatros de guerra de Angola, Guiné e Moçambique não houve só tiros, morte e destruição. Ficaram testemunhos de paz, de fraternidade, de harmonia e amizade” refere.

O lançamento deste livro irá também ser assinalado no dia 10 de Maio, em Évora, no antigo quartel do Regimento de Infantaria 16, local de onde, ao fim da manhã de 8 de Maio de 1964, os militares da Companhia de Caçadores 675 partiram de comboio para Lisboa para depois embarcaram no “UIGE” a caminho da Guiné.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.