Gripe suína: Consumo de carne de porco é seguro diz o Director-geral de Veterinária

Data:

O director-geral de Veterinária, Carlos Agrela Pinheiro, assegurou hoje que o consumo de carne de suíno é "perfeitamente seguro", esclarecendo que a gripe suína é provocada por um "vírus humano".

"Estamos perante um surto de gripe humana provocado por um vírus modificado de origem suína, mas que é um vírus humano", explicou Agrela Pinheiro.

O responsável sublinhou que, do ponto de vista veterinário, "não há nenhuma preocupação".

"A carne [de suíno] não tem qualquer razão para ser questionada é perfeitamente segura, seja ela de onde for", sustentou, frisando que o consumo de carne não transmite o vírus ao homem.

O director-geral de Veterinária adiantou que a questão da terminologia da gripe suína induz "um bocado em erro" e que "as pessoas podem ficar mais alarmadas do que aquilo que seria necessário".

O que aconteceu foi que o vírus H5N1, que normalmente circula nos humanos, fez "mutações e recombinações".

"O vírus recombinou-se com material genético de vírus de origem suína e naquele local do globo [México] começou a ter a capacidade de se transmitir pessoa a pessoa", justificou.

Nos últimos anos tem havido uma preocupação grande com a gripe aviária, mas a situação é completamente distinta, adiantou.

"O H5N1 (gripe das aves), que ainda não adquiriu a possibilidade de se transmitir pessoa a pessoa, é um vírus altamente agressivo e patogénico que esporadicamente afecta as pessoas que contactam com as aves com alguma promiscuidade", frisou.

Neste caso, acrescentou, os suínos não estão afectados por qualquer vírus que seja diferente daqueles que normalmente circulam entre os porcos.

HN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.