O Benfica manteve-se na luta pelo segundo lugar na Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Marítimo por 3-2, numa 26ª jornada em que o líder FC Porto e o rival Sporting também venceram.
Os "encarnados" sofreram para derrotar os insulares, apesar de terem estado em vantagem por 3-0, com golos do brasileiro David Luiz (29 minutos) e do paraguaio Óscar Cardozo (34 e 38), que igualou Liedson no segundo lugar dos melhores marcadores da prova, com 13 tentos.
A necessitar de pontuar para manter aspirações a um lugar europeu, o Marítimo, que vinha de cinco empates consecutivos a uma bola, ainda assustou o Benfica, ao reduzir para 3-2, graças aos golos de Marcinho (44 minutos) e Bruno (61, na marcação de uma grande penalidade).
O Benfica regressou aos êxitos caseiros, após derrotas com o Vitória de Guimarães e a Académica, horas depois de o líder FC Porto ter recolocado em quatro pontos a vantagem sobre o Sporting, ao derrotar o Vitória de Setúbal, por 2-0. O argentino Lisandro Lopez foi decisivo na vitória do tricampeão nacional, ao apontar os dois golos da equipa portuense, aos 62 e 68 minutos, permitindo ao FC Porto somar o sexto triunfo consecutivo e o 19º encontro sem derrotas na prova.
No sábado, o Sporting tinha colocado pressão sobre o FC Porto, depois de também ter somado a sexta vitória consecutiva, ao bater o Estrela da Amadora, por 2-1, com golos de Hélder Postiga (19 minutos) e Liedson (56), tendo Marcelo Goianira (47+) marcado para os "tricolores".
Neste momento, o FC Porto tem quatro pontos de vantagem sobre o Sporting e oito sobre o Benfica.
Na luta pela Europa, o Nacional da Madeira recuperou o quarto posto, ao vencer no terreno do Belenenses (2-1), que voltou a cair para a zona de despromoção, por troca com o Rio Ave, vencedor do confronto com a Naval 1º de Maio e que ultrapassou também o Vitória de Setúbal.
Na sexta-feira, o Sporting de Braga consolidou a candidatura europeia, ao vencer o "lanterna vermelha" Trofense, por 1-0, com um golo de Alan, aos 89 minutos.
A ronda encerra segunda-feira, com os embates Leixões-Vitória de Guimarães e o Paços de Ferreira-Académica.