O Benfica regressou aos triunfos na Liga portuguesa e colocou-se de novo a quatro pontos do Sporting, segundo classificado, após goleada em Setúbal por 4-0, na 25ª jornada.
Depois de ter perdido em casa com a Académica na jornada passada (1-0), a equipa de Quique Flores foi implacável com os sadinos e chegou ao intervalo já a vencer por 3-0, impondo a terceira derrota consecutiva ao Vitória. Nuno Gomes, aos 26 e 76 minutos, e o paraguaio Óscar Cardozo, aos 28 e 45+2, desenharam o triunfo benfiquista, perante um Vitória de Setúbal que está agora apenas dois pontos acima da zona de descida, logo à frente de Belenenses, Rio Ave e Trofense, este último o "lanterna vermelha".
Por seu lado, e com 49 pontos, o Benfica está a quatro do Sporting (53 pontos), mas ainda a longínquos oito do FC Porto (57). Cardozo, com o “bis”, é agora o terceiro melhor marcador da Liga, com 11 golos, menos um do que o “leão” Liedson e sete em relação Nenê, do Nacional.
O líder FC Porto também não facilitou e voltou a deixar o Sporting a quatro pontos, depois de vencer em Coimbra a Académica por 3-0, num jogo marcado por um erro flagrante de arbitragem.
Com o resultado em "branco", nos instantes finais da primeira parte, Raul Meireles cortou, de forma clara, a bola com o braço dentro da área e o árbitro Olegário Benquerença, em excelente posição, nada assinalou, perante os inúmeros protestos de jogadores e adeptos da Académica. No segundo tempo, os "azuis-e-brancos" marcaram aos 57 minutos, num cabeceamento eficaz de Rolando, aumentaram aos 60, na transformação por Lisandro de uma grande penalidade evidente e fecharam aos 95, por Mariano, numa jogada precedida de fora-de-jogo.
O FC Porto, que conseguiu o quinto triunfo seguido e o 18º jogo sem perder, soma agora 57 pontos, mais quatro do que o Sporting, que derrotou sábado o Vitória, em Guimarães, por 2-1, com golos de Liedson e Derlei já nos instantes finais da partida e depois de uma desvantagem no marcador.
Na luta pela manutenção, o Rio Ave levou a melhor sobre o Trofense (2-1), saindo da última posição, por troca com o adversário deste jogo.
Para o Rio Ave marcaram Yazalde e Fábio Coentrão, aos 28 e 34 minutos, com Tiago Pinto a reduzir aos 70, no encontro disputado em Vila do Conde.
Com o resultado, o Rio Ave passa a somar 20 pontos, contra os 19 do Trofense e os 21 do Belenenses, que empatou 1-1 na Madeira com o Marítimo.
A formação de Belém abriu o marcador, aos 49 minutos, por intermédio de Marcelo, mas Vítor Júnior, aos 55, empatou e deixou o Marítimo na sétima posição, com 37 pontos.
No sábado, o Nacional empatou 1-1, na Madeira, com o Sporting de Braga e manteve o "europeu" quarto lugar (43 pontos), enquanto os bracarenses seguraram o quinto (42).
O uruguaio Luís Aguiar abriu o marcador para a formação bracarense, aos 34 minutos, de grande penalidade, com o brasileiro Nenê a apontar depois, aos 60, o golo da igualdade.
O avançado brasileiro, melhor marcador da prova, fez o 18º golo na Liga.
O Paços de Ferreira, sexta-feira, na abertura da jornada, deu um passo importante na luta pela manutenção, ao vencer na Amadora por 2-0.