Europeias: Sócrates aponta abstenção nas eleições como “principal adversário”

Data:

O secretário-geral do PS, José Sócrates, apontou hoje a abstenção como “o principal adversário” nas eleições europeias, pedindo uma Europa “mais forte” para enfrentar a crise.

“O nosso principal adversário é a abstenção. Aqui estamos a fazer campanha pela Europa, para dizer aos portugueses que nunca Portugal precisou tanto como agora da Europa”, afirmou José Sócrates, durante a sua intervenção no Fórum Novas Fronteiras, em Lisboa, onde foi apresentada a lista dos candidatos do PS ao Parlamento Europeu.

O líder socialista e primeiro-ministro destacou que “a Europa protege-nos da crise” e que “em conjunto com os outros respondemos melhor”.

Numa altura de crise mundial, os europeus precisam de “uma Europa mais forte”, mas “todo o Mundo precisa de uma Europa com mais voz, com mais influência, com mais presença”, sublinhou.

E isso, salientou Sócrates, “faz-se com mais adesão nas eleições europeias”.

“Um inimigo para quem acha que as eleições são um elemento fundamental da cidadania”, é como o cabeça-de-lista do PS ao Parlamento Europeu descreve a abstenção.

“Uma das minhas tarefas tem sido pôr em relevo a importância da União Europeia, do Parlamento Europeu, das eleições europeias para a nossa vida quotidiana, porque os nossos interesses dependem das leis europeias em tanta coisa e os cidadãos nem se dão conta”, argumentou Vital Moreira.

O candidato do PS salientou, no entanto, que a abstenção nas eleições europeias – em Portugal costuma rondar os 60 por cento – “não é um problema português”.

“A cidadania custa a construir. Implica esforço, consciencialização, informação, preocupação, interesse, investimento, dos partidos, das organizações, dos sindicatos, dos media e dos cidadãos. Eu faço a minha parte, como candidato”, destacou.

Também o antigo Presidente da República e dirigente do PS Jorge Sampaio defendeu ser “imperioso e urgente mobilizar os cidadãos”, lembrando que em Portugal o “desinteresse é manifestado por 60 por cento da população”.

“É muito. É escandalosamente demais para um país que deve à Europa a sua modernização e muito da sua credibilidade internacional”, sustentou Jorge Sampaio, na sua intervenção durante o encontro das Novas Fronteiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.