Pirataria: Paquete português já está fora da área de perigo

Data:

O paquete "Athena", de bandeira portuguesa, que hoje atravessou o Golfo de Aden, ao largo da costa da Somália, "já saiu da área de maior risco de pirataria", afirmou à Lusa um porta-voz português da NATO.

Em declarações à Agência Lusa, o comandante Santos Fernandes, porta-voz da NATO, a bordo da fragata portuguesa Corte-Real, que se encontra ao largo da costa da Somália, afirmou que o "Athena" é um cruzeiro, que tem uma guarnição de 222 pessoas e de 326 passageiros a bordo".

O paquete "tem a particularidade de ser um navio com bandeira portuguesa” e por isso suscitou a atenção da Corte-Real, afirmou o porta-voz.

O paquete partiu de Colombo, no Sri Lanka, e dirige-se para o Canal do Suez. A próxima paragem será o porto Said, no Egipto, referiu.

Santos Fernandes considerou que "apesar da ameaça de pirataria e das operações que estão a ser levadas a cabo (na região), nada mudou nos últimos seis ou sete anos".

"Tinha havido uma intensificação da pirataria, mas do nosso ponto de vista e do ponto de vista de todos as agências marítimas, a pirataria nesta área não pode ser um impedimento à livre circulação de pessoas e bens", frisou.

"Existem riscos quando se passa aqui nesta área, mas também existem riscos quando se passa no Estreito de Malaca, próximo da Nigéria, e noutros locais do globo".

Segunda-feira à noite, o navio Irene EM, com pavilhão de São Vicente e Granadinas, país das Caraíbas localizado nas Pequenas Antilhas, que pertence à companhia marítima Chian Spirit Maritime Enterprises Ltd, foi apresado por piratas, no Golfo de Aden, em mais uma operação que demorou apenas cerca de três a quatro minutos.

Segunda-feira, houve dois ataques (aproximações) de piratas, um dos quais levou ao resgate também de um navio, neste caso italiano.

Terça-feira, Santos Fernandes disse à Lusa que mais de 260 elementos de guarnições dos 17 navios apresados "estão feitos reféns pelos piratas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.