Consultar arquivos antigos

Data:

Ouvi falar,  e vim a saber,  que os antigos notários que eram do Estado, ou seja, públicos, passaram a ser privados e que hoje cada cidade ou vila tem um ou mais cartórios, onde podemos fazer o mesmo que fazíamos nos do Estado. A minha questão é a seguinte:
– Precisando de uma cópia de uma escritura ou de outro qualquer documento que foi feito nesses antigos notários, onde poderemos ir pedir essa cópia já que os novos cartórios certamente não tem aqueles livros. Teria ido tudo para um arquivo para Lisboa?
 Necessitava de moradas, pois foi feita uma escritura no 1º ou 2º cartório do Porto há uns anos e agora esse cartório não existe mais.

SALOMÉ VIEIRA – FRANÇA

De verdade os arquivos dos cartórios extintos foram entregues aos novos notários que tem assim a obrigatoriedade durante x anos de guardar os documentos e só ao fim de vários anos os mesmos passam para um arquivo distrital. O arquivo do extinto 1º Cartório do Porto encontra-se no Cartório Notarial de José António Resende Oliveira. Rua do Almada, n.º 269 – 3.º, 4050-038 Porto.
O arquivo do extinto 2º Cartório do Porto encontra-se no Cartório Notarial de Maria do Rosário da Costa Gomes.
Rua Sá da Bandeira, n.º 706, 1.º Esq.º,  4000-423 Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.