Açores quer ser a Pátria da língua portuguesa

Data:

O Museu da Lusofonia deverá abrir portas, nos Açores, dentro de dois anos, para contar a história da língua portuguesa, que conta com cerca de 240 milhões de falantes espalhados pelo mundo.
A ideia de constituição deste museu surgiu no 4º Encontro Açoriano de Lusofonia, que terminou recentemente na ilha de São Miguel, após cinco dias de muito debate e troca de ideias entre participantes de Portugal, Espanha, Brasil, Canadá, Bélgica, Austrália, Eslovénia, França, Itália e Moçambique.
Para o organizador do evento, Chrys Chrystello, o sonho do futuro Museu da Lusofonia ganhou consistência na recta final do encontro e trata-se de um “projecto ambicioso” a instalar na Vila de Lagoa, ilha de São Miguel.
O projecto será agora planeado e devidamente formalizado para apresentar à autarquia da Lagoa, para que “dentro de dois anos possa abrir portas”, revelou.
“Não queremos museus do ponto de vista tradicional, rodeado de teias de aranha, livros a desfazerem-se e cheiro a mofo. Queremos um museu vivo, que aproveita as novas tecnologias”, afirmou Chrys Chrystello, para quem os Açores são o local certo para instalar um projecto deste tipo, já que o arquipélago está localizado a meio do Oceano Atlântico entre a Europa e a América.
Segundo o investigador, o museu vai contribuir para contar a história das primeiras palavras em português, quando a língua deixou de ser galaico-portuguesa, podendo conter alguns dos primeiros documentos em português, que estão, presentemente, a ser analisados para o futuro dicionário de português medieval.
“Para mim o que não tem limite nem paga, por enquanto imposto, é o sonho”, frisou Chrys Chrystello, para quem o museu não é para se concretizar em dois ou quatro anos, por se tratar de um “sonho a construir por etapas”.
A sala dedicada à açoreanidade deverá ser uma das primeira etapas a implementar, indicou.
Nuno Martins, em representação da Câmara da Lagoa que participou no encerramento do encontro, assegurou que a autarquia está disponível para acolher o projecto do futuro museu e continuar a apoiar a realização dos encontros no concelho.
A quinta edição dos Encontros Açorianos de Lusofonia, decorrerá de 5 a 8 a Abril, do próximo ano em Florianopolis, no Estado de Santa Catarina, no Brasil, deverá analisar temáticas tão diversas como as dez ilhas açorianas (as nove do arquipélago mais Santa Catarina), os autores esquecidos, o estado da lusofonia e a tradução de e para português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.