Angola: TAAG permanece na “lista negra” na UE

Data:

A Comissão Europeia manteve hoje a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) na lista de companhias proibidas de voar no espaço aéreo da União Europeia, mas admitiu “progressos significativos” efectuados por Angola.

O executivo comunitário, que procedeu hoje à actualização da sua “lista negra” – a anterior actualização ocorrera em Novembro de 2008 -, alargou a proibição de voar para a UE a todos os transportadores certificados no Benim, a seis companhias do Cazaquistão, a uma companhia aérea certificada na Tailândia e a mais um transportador aéreo ucraniano.

Como já era esperado, a TAAG permanece na lista, mas a Comissão Europeia aponta o que classifica como “progressos significativos efectuados por Angola com as medidas tomadas para melhorar a segurança”, alimentando assim as expectativas das autoridades angolanas de a TAAG poder voltar a voar para a Europa em breve.

O executivo comunitário “registou, designadamente, o relatório intercalar elaborado pelas autoridades aeronáuticas de Angola sobre a aplicação de medidas correctivas na sequência da visita de uma equipa de peritos europeus em Fevereiro de 2008 e da publicação, em Outubro de 2008, do relatório da auditoria de segurança da ICAO”, indica uma nota hoje divulgada em Bruxelas.

A TAAG foi incluída em Julho de 2007 na “lista negra” das companhias aéreas proibidas de sobrevoarem o espaço aéreo europeu por problemas de segurança.

No passado fim-de-semana, uma equipa de peritos em segurança aérea da União Europeia realizou uma visita “formal” ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) angolano, para analisar a proibição da TAAG em voar para o espaço europeu.

A TAAG mantém a esperança de poder voltar a sobrevoar a Europa ainda este ano, segundo fontes da companhia aérea, que promete estar já a resolver todos os problemas de inconformidade que lhe são apontados, estando agora a aguardar a certificação pelo INAVIC, marcada para o dia 15 deste mês.

Em Março passado, a Transportadora Aérea Angolana anunciou que iria solicitar auditorias internacionais em Abril e Maio para avaliação do funcionamento da companhia, esperando poder voltar a voar para a Europa em Julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.