A 23ª jornada da Liga portuguesa deixou tudo na mesma na frente da classificação, com o FC Porto a manter a liderança e a diferença de quatro pontos para o Sporting e de cinco para o Benfica.
Depois da vitória de sábado do FC Porto em Guimarães (3-1), Sporting e Benfica tinham de vencer para não verem aumentar a distância para os tricampeões nacionais e cumpriram o objectivo, os "leões" em Matosinhos e os "encarnados" na visita à Reboleira.
Diante do Leixões, que perdeu uma posição na tabela classificativa, que chegou a liderar, os "leões", ainda na ressaca da polémica final da Taça da Liga, vingaram a derrota sofrida na primeira volta, em Alvalade, com Derlei a selar o triunfo aos 13 minutos.
O Benfica saíu do reduto do Estrela da Amadora – os "tricolores" não treinaram durante a semana devido a ordenados em atraso – com uma vitória por 2-1, num encontro em que os três golos foram obtidos na transformação de grandes penalidades que suscitaram muitas dúvidas.
O paraguaio Cardozo converteu os dois castigos máximos, o primeiro aos 05 minutos e o segundo aos 16, enquanto Silvestre Varela apontou a grande penalidade que o Estrela da Amadora benficiou aos 29.
Na luta pela Europa, o Sporting de Braga venceu no Bonfim (3-0, golos de Orlando Sá, César Peixoto e Rodriguez) e manteve o quarto lugar, a três pontos do Benfica e com mais quatro do que o Nacional, que tem menos um jogo, a cumprir segunda-feira, no terreno do Rio Ave, último classificado.
Outro candidato a inscrever o nome nas competições europeias, o Marítimo, não foi além de um empate 1-1 na recepção ao Trofense, com Bruno a colocar em vantagem os madeirenses aos 28, também na transformação de uma grande penalidade, e Reguila a igualar aos 40 e a dar à equipa de Tulipa mais um precioso ponto para a luta pela manutenção.
A jornada iniciou-se na sexta-feira com a Académica a vencer o Belenenses em Coimbra, por 1-0, com Nuno Piloto (74) a marcar o único tento da Briosa, que deu um passo importante na luta pela manutenção.
A ronda 23 completa-se segunda-feira com o Rio Ave-Nacional.
23ª JORNADA
– Sexta-feira, 3 de Abril:
Académica – Belenenses, 1-0
– Sábado, 4 de Abril:
Vitória de Guimarães – FC Porto, 1-3
– Domingo, 5 de Abril:
Marítimo – Trofense, 1-1.
Vitória de Setúbal – Sporting de Braga, 0-3.
Naval 1º de Maio – Paços de Ferreira, 0-0.
Leixões – Sporting, 0-1.
Estrela da Amadora – Benfica, 1-2.
– Segunda-feira, 6 de Abril:
Rio Ave – Nacional, 19:45 (SportTV).