O melhor português de sempre na lista da ATP, Frederico Gil, foi hoje eliminado na terceira ronda do torneio de ténis de Miami, Florida, pelo espanhol e número um mundial, Rafael Nadal, por 7-5 e 6-3.
O luso ainda esteve na frente do marcador no segundo “set”, por 2-0, no “court” de piso rápido do Estádio do Centro de Ténis de Crandon, em Key Biscane, mas acabou por ficar pelo caminho numa prova que vai distribuir um total de cerca de 3,5 milhões de euros em prémios monetários.
No primeiro “set”, Gil recuperou a quebra de serviço, impondo uma igualdade 3-3, mas, a perder por 5-6, voltou a permitir que o tenista maiorquino fechasse o parcial com nova quebra do serviço (7-5).
Ainda assim, Frederico Gil, actual 74º da hierarquia mundial, em cerca de uma hora, conseguiu três “ases”, mais um do que Nadal.
No “set” seguinte, que durou apenas 35 minutos, o tenista de Colares chegou a liderar por 2-0, quebrando o serviço de Nadal, mas perdeu os quatro jogos seguintes (2-4) e Nadal venceria por 6-3, com 86 por cento de eficácia no primeiro serviço.
O jogador treinado pelo ex-tenista João Cunha e Silva no Centro Escola Ténis de Oeiras, eliminou o croata Ivo Karlovic, 27º do Mundo, por duplo 6-4, na segunda eliminatória desta prova.
Frederico Gil já tinha enfrentado o líder do ranking mundial na edição 2008 do Estoril Open, sendo então batido pelo suíço Roger Federer, por 6-4 e 6-1, nos quartos-de-final da prova do Jamor.
No primeiro terço da época, Gil conseguiu chegar às meias-finais de dois torneios do circuito “Challenger” da ATP, em Joanesburgo (África do Sul) e Costa do Sauípe (Brasil).