A Feira da Alheira continua a ser um certame de referência no panorama regional. Durante três dias, Mirandela recebeu muitos visitantes que procuravam as tradicionais alheiras, que ganharam valor acrescido através da certificação. De 27 de Fevereiro a 1 de Março, o certame contribuiu para a dinamização da economia local, pelo que ficou em aberto a possibilidade de realizar a feira durante mais fins-de-semana em pavilhões amovíveis. O certame contou com cerca de 30 expositores, mas, apenas, cinco tiveram disponíveis as famosas e apetecíveis alheiras. Apesar da feira estar aberta a alheiras certificadas e não certificadas, a condicionante é a exigência do fabrico ter que ser feito no concelho. Na óptica do presidente da Associação Comercial Industrial de Mirandela (ACIM), Jorge Morais, “é preciso internacionalizar a alheira de Mirandela”. Durante a inauguração da feira foi assinado um protocolo com a Casa de Portugal em S. Paulo (Brasil) e a Rota do Azeite de Trás-os-Montes, que visa divulgar em terras do grande carnaval as alheiras certificadas o azeite transmonano.
“O objectivo é criarmos um mercado tipo grossista em São Paulo, juntamente com os recursos humanos da Casa de Portugal. Vão ser criados dois ou três postos de trabalho.
Mirandela: Alheira «viaja» até ao Brasil
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