Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas hoje no acidente do Boeing 737 da companhia Turkish Airlines quando tentava aterrar no aeroporto de Amesterdão-Schiphol, disseram as autoridades holandesas.
O avião, que transportava 135 pessoas – 128 passageiros e sete tripulantes -, caiu num campo agrícola nas proximidades do aeroporto na aproximação à pista de aterragem e partiu-se em três partes.
"Lamentamos o registo de nove mortos e mais de 50 feridos", afirmou Michel Bezuijen, presidente da Câmara de Haarlemmermeer, cidade onde está localizado o aeroporto internacional, em conferência de imprensa.
As autoridades turcas afirmaram inicialmente que todos os passageiros tinham sobrevivido.
Posteriormente, a televisão holandesa noticiou que quatro ou cinco cadáveres tinham sido retirados do aparelho.
"Vi quatro ou cinco corpos a serem retirados do aparelho com panos brancos. Os corpos foram colocados no terreno, perto do aparelho", disse um jornalista do canal holandês NOS.
Segundo as imagens difundidas pela estação holandesa, várias equipas de socorristas foram destacadas para o local e estão a evacuar os sobreviventes, alguns transportados em macas.
O avião caiu poucos quilómetros antes de chegar à pista de aterragem, relativamente perto de uma zona residencial.
"Quando o avião se preparava para efectuar uma aterragem normal, ficámos com a impressão que tínhamos caído numa bolsa de ar e que o piloto tinha perdido o controlo do aparelho", relatou um passageiro, Tuncer Mutluhan, um banqueiro residente na Holanda, em declarações ao canal de notícias turco NTV.
"De repente, o avião começou a perder altitude e caiu. Tudo aconteceu em três, cinco segundos (…) e foi o pânico", disse o sobrevivente.
Outro sobrevivente, Kerem Uzel, relatou, em declarações ao mesmo canal de notícias, que o avião "estava a uma altitude de 600 metros, quando houve o anúncio da aterragem".
"De repente, começamos a perder altitude, como se o avião tivesse entrado numa zona de turbulência", acrescentou.
O avião da Turkish Airlines partiu às 08:22 locais (06:22 hora de Lisboa) de Istambul para Amesterdão e o acidente ocorreu pouco antes das 10:00 locais (09:00 em Lisboa)