O Sporting e o Benfica defrontam-se hoje pela 75ª vez para o campeonato no reduto dos "leões", num "derby" observado à distância pelo FC Porto, que pode aumentar a vantagem no topo da Liga portuguesa de futebol.
Antes deste encontro e porque o FC Porto venceu ontem o Paços de Ferreira por 2-1 os azuis-e-brancos lideram a Liga com 41 pontos, mais quatro que o Benfica e mais sete que o Leixões e o Sporting.
Depois das derrotas nos dois anteriores jogos com os "grandes" (2-1 em casa com o FC Porto e 2-0 na Luz), o Sporting está "obrigado" a vencer o Benfica para não deixar os rivais fugirem ainda mais.
Os "leões" voltaram no passado sábado às vitórias, com um sofrido triunfo no terreno do Belenenses, por 2-1, num encontro em que esteve a perder até a um quarto de hora final, pondo fim a uma série de três jogos sem vencer – empates nos terrenos do Trofense e do Nacional e derrota caseira com o Sporting de Braga.
Com seis jogos de elevado nível de dificuldade em menos de um mês, ao Sporting falta ainda defrontar o Benfica, o Bayern de Munique, para a Liga dos Campeões, e o FC Porto.
Apesar de não perder qualquer encontro há cinco jornadas, o Benfica já não vence fora desde a 11ª jornada, quando, ainda em 2008, goleou o Marítimo, por 6-0.Desde 7 de Dezembro, o Benfica perdeu na Trofa, por 2-0, e empatou nos terrenos do Belenenses (0-0) e do FC Porto (1-1).
No Sporting, a grande dúvida é a recuperação do guarda-redes Rui Patrício, lesionado na mão, enquanto David Suazo deverá regressar à equipa do Benfica, depois de ter falhado o triunfo sobre o Paços de Ferreira (3-2), na última ronda.
Este será o 75º encontro em casa do Sporting para o campeonato entre os dois conjuntos, que se encontram empatados com 29 triunfos casa e 16 igualdades, embora os "leões" tenham ligeira vantagem nos golos marcados (113-109).
O surpreendente Leixões (3º) fecha a jornada na segunda-feira, frente ao aflito Belenenses, que está apenas um ponto acima da zona de despromoção, na qual estão actualmente o Trofense e o Rio Ave, que defrontam o Vitória de Guimarães e o Vitória de Setúbal, respectivamente.
Na luta por um lugar europeu, o Nacional da Madeira, quinto classificado, visita o Estrela da Amadora, aflito financeiramente, mas motivado pela qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal, na terça-feira, frente ao Guimarães.
Depois da vitória sobre os belgas do Standard de Liège (3-0), na primeira mão dos 16 avos-de-final, o Sporting de Braga, sexto classificado, visita a Naval 1º de Maio, 10ª classificado, enquanto o Marítimo, sétimo, viaja até Coimbra, para defrontar a Académica, 11ª.
19ª JORNADA
– Sexta-feira (20 Fev):
Paços de Ferreira – FC Porto, 2-1
– Sábado (21 Fev):
Rio Ave – Vitória de Setúbal, 18:00.
Sporting – Benfica, 20:00 (SportTV1).
– Domingo (22 Fev):
Académica – Marítimo, 16:00.
Estrela da Amadora – Nacional, 16:00.
Naval 1º Maio – Sporting de Braga, 18:00 (SportTV1).
Vitória de Guimarães – Trofense, 20:15 (SportTV1).
– Segunda-feira (23 Fev):
Leixões – Belenenses, 19:45 (SportTV1).