Suiça: «Sim» à livre circulação deixa portugueses mais tranquilos

Data:

A vitória do ‘sim’ no referendo do passado domingo, dia 15 de Fevereiro, na Suíça, sobre o acordo de livre circulação com os países da União Europeia, tranquilizou os portugueses ali radicados, segundo disse à Agência Lusa, uma pessoa próxima da comunidade.
De acordo com o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Beja, que também é membro da Comissão Permanente do CCP, “houve situações durante esta campanha para o referendo que criaram alguns receios na comunidade portuguesa, que, de resto, nem era visada nesta consulta, que se referia particularmente a cidadãos da Bulgária e da Roménia. Com a vitória do ‘sim’, todos ficaram mais tranquilos”, garantiu Manuel Beja.
O Conselheiro destacou ainda que a participação no referendo do passado domingo atin-giu os 52 por cento – “o que na Suíça já é significativo”, lembrou – tendo o ‘sim’ arrecadado cerca de 60 por cento dos votos, contra os 40 por cento do ‘não’.
Na opinião de Manuel Beja, “o referendo veio reforçar o acordo de livre circulação de pessoas entre a Suíça e a União Europeia, tendo a particularidade de manter um relacionamento saudável entre as instituições suíças e europeias”.

O quinto referendo desde 2000

O Conselheiro das Comunidades Portuguesas lembrou ainda que o referendo de domingo foi o quinto desde 2000, quando os suíços aprovaram um acordo entre o seu país e a União Europeia sobre a livre circulação de pessoas.
Depois da entrada em vigor do acordo, em 2002, as forças suíças mais conservadoras têm procurado pôr esse relacionamento em causa com a realização de novos referendos, mas, até agora, as quatro consultas realizadas sempre reforçaram o entendimento em vi-gor entre a Suíça e a União Europeia.
O Embaixador de Portugal na Suíça, Eurico Paes, informou que os trabalhadores estrangeiros representam “cerca de 40 por cento da força de trabalho” naquele país, havendo “sectores inteiros em que a maioria dos trabalhadores são estrangeiros, como os serviços hoteleiros”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.