O Sporting colocou um ponto final numa série de três jogos sem ganhar, ao vencer no reduto do Belenenses por 2-1, em encontro da 18ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Depois de empates nos redutos de Nacional (1-1) e Trofense (0-0) e do desaire na recepção ao Sporting de Braga (2-3), o “onze” de Paulo Bento esteve a perder, devido a um golo do brasileiro Marcelo, aos 52 minutos, mas deu a volta na parte final.
Com os “leões” a darem “ares” de derrotados, o internacional luso Hélder Postiga entrou aos 72 minutos, para o lugar do brasileiro Derlei, e foi decisivo, ao ofereceu o primeiro a Vukcevic, aos 74, e apontar o segundo, aos 79, após passe do montenegrino.
Num jogo que marcou o regresso, pouco inspirado, de Liedson e o fim de uma série de 95 jogos oficiais consecutivos de João Moutinho (falhou hoje o 96º, alegadamente devido a um estado febril), o Sporting passou a somar 34 pontos.
A formação “leonina” está a um ponto do líder FC Porto, que recebe domingo o Rio Ave, e em igualdade pontual com o Benfica (segundo), anfitrião no mesmo dia do Paços de Ferreira, e também com o Leixões (terceiro), vencedor por 1-0 em Braga, onde somou o sexto jogo consecutivo sem sofrer golos.
Um “grande” cabeceamento do internacional luso Frechaut, mas na própria baliza, aos 80 minutos, selou o resultado final, permitindo ao conjunto de José Mota somar o sétimo encontro consecutivo sem perder (cinco empates, seguidos de duas vitórias).
Por seu lado, o Sporting de Braga manteve-se com 29 pontos, pelo que vai terminar a ronda no sexto lugar, em igualdade com o Marítimo, que reforçou o sétimo, abrindo um fosso de cinco pontos para o oitavo, ao receber e bater o Estrela da Amadora (1-0).
Um golo do jovem brasileiro Ytalo (47 minutos), que apenas tinha um tento no campeonato (1-1 face ao Benfica, a 16 de Março de 2008, na 23ª ronda de 2007/2008), selou o triunfo dos insulares.
A formação comandada pelo brasileiro Lori Sandri passou a contar mais cinco pontos do que o Vitória de Guimarães (oitavo) e oito em relação ao Estrela (nono).
No encontro que abriu a ronda, sexta-feira, o Nacional recebeu e bateu o Vitória de Guimarães por 3-0, graças a mais dois golos do brasileiro Nenê (61 e 63 minutos), folgado melhor marcador da prova, com 14, e um do madeirense Ruben Micael (75).
A 18ª ronda prossegue domingo, com as recepções do FC Porto ao Rio Ave e do Benfica ao Paços de Ferreira e ainda com o embate de “aflitos” entre Trofense e Naval, e fecha segunda-feira, dia em que o Vitória de Setúbal recebe a Académica.