O Nacional subiu ao terceiro lugar provisório da Liga portuguesa de futebol, ao impor-se por 3-0 na recepção ao Vitória de Guimarães, no jogo de abertura da 18ª jornada da prova.
O avançado Nené abriu caminho ao triunfo dos insulares, com golos aos 61 e 63 minutos, que permitiram ao brasileiro consolidar a liderança da lista dos melhores marcadores, com 14 tentos, cabendo a Ruben Micael fechar a contagem, aos 75.
O Nacional ultrapassou de uma assentada o Leixões (quarto colocado), o Sporting (quinto) e o Sporting de Braga (sexto) e, apesar de ocupar provisoriamente o terceiro lugar, pode capitalizar o embate de sábado entre bracarenses e leixonenses e esperar por um deslize do Sporting no reduto do Belenenses.
A equipa madeirense reeditou o sucesso (2-0) do confronto da primeira volta, no estádio do conjunto minhoto, oitavo colocado, que se atrasou na luta pelos lugares de acesso às competições europeias da próxima época.
Os jogos das equipas que ocupam o topo da classificação disputam-se apenas no domingo, com o tricampeão e líder FC Porto a receber o Rio Ave, último classificado, horas antes de o perseguidor Benfica defrontar em casa o Paços de Ferreira.