Um golo solitário de Cristiano Ronaldo, na conversão de uma grande penalidade aos 78 minutos, garantiu a Portugal um magro triunfo sobre a Finlândia, em desafio particular que marcou as estreias de Eduardo, Rolando e Orlando Sá na equipa das Quinas.
Portugal desperdiçou muitas oportunidades neste desafio de preparação para o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010 e acabou por marcar na sequência de um penalti cometido por Pasanen sobre o recém entrado Danny: foi o 22º golo de Ronaldo na selecção.
Eduardo, guarda-redes do Sporting de Braga, e Rolando, defesa central do FC Porto, tiveram a primeira internacionalização e logo no "onze" titular escalado por Carlos Queiroz.
Orlando Sá, jovem avançado do Sporting Braga, também conseguiu a primeira internacionalização AA ao substituir Hugo Almeida perto da hora de jogo.
Numa equipa muito remodelada, Duda, médio do Málaga, foi defesa esquerdo e estreou-se a titular.
Portugal volta a competir a 28 de Março, recebendo a Suécia no Estádio do Dragão, proibido de perder mais pontos na luta por um lugar na África do Sul.
A Dinamarca lidera do Grupo 1 com sete pontos em três jogos, tantos quantos a Hungria (quatro desafios) e mais um do que a Albânia (cinco): Portugal (quatro) partilha o quarto posto com a Suécia (três) e Malta (cinco) fecha o grupo com apenas um ponto.
Estádio do Algarve
Árbitro: Carlos Bertolini (Suíça)
Equipas:
PORTUGAL – Eduardo (Daniel Fernandes, 60m); Miguel (Paulo Ferreira, 60m), Bruno Alves, Rolando e Duda; Tiago (Maniche, 46m), Pepe (Raul Meireles, 46m) e Deco; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Orlando Sá, 46m) e Nani (Danny, 76m).
FINLÂNDIA – Jaskelainen (Maenpaa, 46m); Pasanen, Tihinen, Hyypia e Kallio; Johansson, Heikkinen e Kolkka (Pasoja, 80m); Litmanen (Sjolund, 46m), Eremenko e Forsell (Knogi, 46m).
Ao intervalo: 0-0
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Pasanen
Marcadores: 1-0, Cristiano Ronaldo (78m g.p.)
Fim da partida: 1-0