A liderança da Liga de futebol joga-se domingo no FC Porto-Benfica, numa 17ª jornada em que o Sporting, terceiro e anfitrião do Sporting Braga, estará atentos às incidências do desafio no Estádio do Dragão.
Com o comando da prova a mudar de "mãos" com grande frequência, o jogo na "Invicta" tem o aliciante de decidir o líder da prova, situação que tem faltado a este "clássico" nos últimos anos.
O FC Porto, que empatou na Luz (1-1), tem a favor o factor casa e o primeiro lugar, preso por apenas um ponto (34-33), bem como o facto de ter poupado a equipa titular na Taça da Liga, da qual foi afastado por expressivos 4-1 frente ao Sporting.
O Benfica tem a possibilidade de recuperar o primeiro lugar e chega ao Dragão moralizado com o apuramento para a final da Taça da Liga, após vencer o Vitória de Guimarães (2-1).
Em sete encontros em casa, onde marcaram apenas 10 dos 29 golos na prova, os portistas já perderam sete pontos, fruto de dois empates (Marítimo e Trofense) e uma derrota (Leixões), enquanto o Benfica perdeu apenas uma vez (Trofense) e empatou três (Rio Ave, Leixões e Belenenses) em oito partidas na condição de visitante.
Depois de garantir nova presença na final da Taça da Liga, o Sporting (31 pontos) tem, também domingo, novo desafio complicado, na recepção ao Sporting de Braga, que ataca, pelo menos, um lugar na Taça UEFA.
Os "arsenalistas" (26) estão a cinco pontos dos "leões" e a oito da liderança, mas têm praticado um futebol de grande qualidade e, muito provavelmente, só não estão mais próximos face às arbitragens que lhes foram prejudiciais nas derrotas consecutivas na visita ao Benfica e recepção ao FC Porto.
O Sporting já cedeu oito pontos em Alvalade, mas não pode perder mais, ainda por cima numa ronda em que é inevitável a perda de pontos por parte de um ou dos dois rivais na luta pelo título.
A jornada abre sexta-feira com o Leixões (quarto classificado) a receber o Trofense (antepenúltimo), equipas a atravessar ciclos distintos: enquanto os matosinhenses vêm de seis empates e uma derrota nas últimas sete rondas, o estreante na Liga vem do recente feito de ter travado os três "grandes", chegando a influenciar o comando do campeonato.
Sábado, defrontam-se na Amadora dois clubes em profunda crise financeira, com o Estrela (nono) a receber o Vitória Setúbal (penúltimo), que procura o primeiro triunfo fora.
Na "Cidade Berço", o Vitória de Guimarães (oitavo) quer esquecer o afastamento da Taça da Liga e o mau desempenho em casa (apenas venceu um jogo dos sete realizados) e aproximar-se do "europeu" Marítimo (quinto), do qual está ainda a cinco pontos: os minhotos estão proibidos de falhar, sob pena de dificultar ainda mais o sonho de regressar às competições da UEFA.
Domingo, o "lanterna vermelha" Rio Ave (10) procura a terceira vitória na prova, frente à Académica, que segue no 11º lugar com mais oito pontos, enquanto a Naval (10º) quer amealhar mais uns pontos para se manter longe dos lugares aflitos, tendo para isso de bater o Nacional (7º), que está "colado" a um lugar na UEFA.
A ronda encerra segunda-feira com um jogo entre equipas intranquilas, com o Paços de Ferreira (12º) a receber o Belenenses (13º), que só por uma vez venceu fora em oito desafios.
17ª JORNADA
Sexta-feira (6 Fev):
Leixões - Trofense, 20:30 (SportTV1)
Sábado (7 Fev):
Vitória Guimarães - Marítimo, 19:00 (SportTV1)
Domingo (8 Fev):
Rio Ave - Académica, 16:00
Naval - Nacional, 16:00
Sporting - Sporting Braga, 19:00 (RTP1)
Porto - Benfica, 19:45 (SportTV1)
Segunda-feira (9 Fev):
Paços Ferreira - Belenenses, 19:45 (SportTV1).