Portugueses já podem regressar ao trabalho em Inglaterra

Data:

Centenas de trabalhadores da refinaria de Lindsey, em Inglaterra, aprovaram um acordo que prevê a criação de novos postos de trabalho, terminando a greve contra a contratação de mão-de-obra estrangeira. O acordo, obtido após vários dias de negociações entre os sindicatos britânicos, a petrolífera francesa Total e os mediadores oficiais nomeados pelo governo, estipula a criação de 102 postos de trabalho para operários britânicos.

Em troca, os grevistas aceitam regressar ao trabalho e acabar com os protestos que duram há uma semana e que alastraram a outras refinarias e centrais energéticas no resto do país.

O acordo garante ainda que os cerca de 200 trabalhadores portugueses e italianos recrutados para uma obra de ampliação na refinaria mantenham os seus contratos.

Foi esta empreitada, a cargo da construtora italiana IREM, que esteve na origem do conflito e que obrigou à intervenção do o Serviço de Aconselhamento, Conciliação e Arbítrio (Acas no acrónimo inglês), uma entidade que trabalha na resolução de conflitos laborais, a pedido do governo.

O Acas comprometeu-se ainda a analisar os termos dos contratos de trabalho em Lindsey e clarificar as condições de recrutamento de trabalhadores britânicos e estrangeiros no Reino Unido, cujo resultado deverá ser publicado a 13 de Fevereiro.

Entretanto, um conflito semelhante sobre a contratação de mão-de-obra estrangeira mantém-se na central de Staythorpe, perto de Nottingham, estando previsto um protesto em Londres junto à sede da proprietária Alstom.

Os manifestantes vão pressionar a empresa francesa a garantir que o recrutamento para as obras planeadas para a central de Staythorpe seja aberto a trabalhadores britânicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.