Mauritânia: Pintora portuguesa inaugura exposição

Data:

Isabel Fiadeiro nasceu no Algarve, estudou Belas Artes em Londres e vive na Mauritânia, onde decidiu fixar residêndia depois de uma viagem na qual encontrou inspiração para a pintar e desenhar.
Nas palavras da pintora portuguesa, “durante a viagem tinha um caderno onde fazia esboços de tudo quanto via; tudo me fascinava, paisagens, pessoas, coisas”.
A artista, de 45 anos, vive em Nouakchott, a capital da Mauritânia, desde Setembro de 2004, e inaugurou recentemente mais uma exposição dos seus trabalhos naquela cidade.
A exposição inclui 10 quadros com paisagens da Mauritânia, que vão do litoral, passando pelo Parque Nacional do Banco de Arguim, até ao interior do deserto, onde a artista retrata as “famosas antenas para telefones móveis” que estão a invadir as zonas desérticas do país.
“Quando posso, parto para as aldeias do interior ou do parque nacional e fico durante três a cin-co semanas a viver com uma família, a compartilhar e a desenhar o seu dia-a-dia”, revelou Isabel Fiadeiro à agência Lusa.
A pintora domina o português, o inglês, o francês, o espa-nhol e ainda o hassania, dialecto árabe usado pela população do deserto.
Em Nouakchott, Isabel Fiadei-ro tem sobretudo amigos france-ses e mauritanos, mas mantém contactos com a “pequeníssima comunidade portuguesa”.
Na Mauritânia vive cerca de uma centena de portugueses, a maioria a trabalhar na construção de estradas.
Com as vendas desta exposi-ção, Isabel espera conseguir di-nheiro para ir a Portugal resolver um pequeno problema de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.