O Nacional, da Liga de futebol, teve trabalho suplementar para se apurar pela primeira vez para as meias-finais da Taça de Portugal, batendo no desempate por penaltis (4-2) o Atlético de Valdevez, da II Divisão B.
Em Melgaço, casa emprestada aos minhotos, Mateus, Miguel Fidalgo e Nené converteram as respectivas grandes penalidades para os insulares, enquanto o guarda-redes Bracali defendeu os remates de Leo Sousa e Allan, tendo Telmo atirado por cima.
O desafio terminou com 1-1 no tempo regulamentar – mantendo-se no prolongamento – com golos de Mateus (38 minutos), a aproveitar um brinde do guarda-redes contrário, e Diego (44), num lance em que a defesa insular também pareceu facilitar.
O Nacional junta-se ao FC Porto e Paços de Ferreira nas meias-finais, com o Vitória de Guimarães e o Estrela da Amadora a decidirem em Fevereiro a quarta equipa para a eliminatória a duas "mãos".
Muita luta e pouco futebol foi o espectáculo proporcionado durante boa parte do desafio, que só "espevitou" após um erro de Hugo Ferreira, que repôs mal a bola em jogo e Ruben Micael aproveitou para servir Mateus (38) que, com calma, fintou o guarda-redes e inaugurou o marcador.
A resposta surgiu a um minuto do intervalo, com Diego, liberto na pequena área, a encostar com o corpo, após cruzamento de Leo Sousa, ficando a ideia que a defesa do Nacional podia ter feito bem melhor.
Os madeirenses surgiram mais afoitos após o intervalo e Miguel Fidaldo (56) cabeceou ao poste esquerdo, na melhor oportunidade dos forasteiros.
O Atlético Valdevez esteve muito bem na etapa complementar e pertenceram-lhe mesmo as melhores oportunidades, mas foram desperdiçadas por Leo Sousa (55 e 67), Rafael (63) e, principalmente, Carlos Miguel (87) que viu Bracali defender e levar a bola ainda à trave.
No prolongamento, os minhotos quebraram fisicamente e tudo fizeram para chegar aos penaltis, perante um Nacional dominador, mas ineficaz, que, no entanto, podia ter resolvido num cabeceamento de Nené (104), que o guarda-redes desviou para a barra.