O FC Porto perdeu a liderança da Liga portuguesa de futebol, depois de consentir uma igualdade 0-0 recepção ao Trofense, em encontro da 14ª jornada, que permitiu ao Benfica recuperar o comando.
Os tricampeões nacionais não conseguiram segurar o primeiro lugar frente ao Trofense, que, na ronda anterior impôs a primeira derrota no campeonato ao Benfica (2-0) e entregou o comando ao FC Porto, mas hoje os papéis inverteram-se.
A equipa da Trofa, estreante na Liga, voltou a ter uma intervenção na definição do líder, mesmo actuando em inferioridade numérica nos últimos cinco minutos de compensação, devido à expulsão de Milton do Ó aos 90, por acumulação de amarelos.
O FC Porto averbou o segundo empate consecutivo no Estádio do Dragão, depois do "nulo" registado na 12ª jornada, frente ao Marítimo.
A equipa de Jesualdo Ferreira foi relegada para o terceiro lugar e tem agora menos um ponto do que Benfica, que voltou aos triunfos frente ao Sporting de Braga, com o único golo do jogo a ser obtido por David Luiz em posição irregular, aos 45+2 minutos.
O Benfica subiu à liderança, com os mesmos pontos do que o Sporting, enquanto o Sporting de Braga caiu para a sexta posição, com menos seis pontos do que os "encarnados".
No sábado, o Sporting derrotou o Marítimo, por 2-0, com golos de Vukcevic (11 minutos) e Liedson (82), somando o quinto encontro consecutivo sem derrotas na prova.
O Leixões, equipa sensação da prova, e o Vitória de Setúbal empataram hoje a zero e somaram o quinto encontro consecutivo sem vitórias na Liga.
Contudo, as posições das equipas na tabela são muito diferentes, com o Leixões, antigo líder e actual quarto classificado, a ver os "grandes" de Lisboa fugirem na tabela, tendo já quatro pontos de atraso, enquanto o Vitória de Setúbal está um ponto acima da zona de despromoção.
Quem aproveitou a derrota do Marítimo em Alvalade, foi o Nacional, que subiu ao quinto posto, com mais dois pontos que o rival madeirense e um que o Sporting de Braga.
Na Mata Real, os insulares chegaram a estar a vencer por 3-0, com golos de Ruben Micael (11 minutos), Néné (15 e 37), que se isolou no topo da lista dos melhores marcadores, com nove tentos, mas acabou o encontro a sofrer, depois de André Pinto (65) e Carlos Carneiro (83) terem reduzido a desvantagem.
Na estreia de Carlos Brito no comando técnico do Rio Ave, o Belenenses foi a Vila do Conde vencer por 1-0, com o golo do estreante Diakité (54 minutos) a permitir aos "azuis" deixar a "lanterna vermelha" para os vilacondenses e subir ao 12º posto.
Num duelo entre duas equipas do distrito de Coimbra, a Naval 1º de Maio derrotou a Académica, por 2-1, "roubando" a 10ª posição aos "estudantes".
14ª jornada: FC Porto empata e perde liderança para o Benfica
Data: