Todas as escolas de Baião vão encerrar segunda-feira devido às dificuldades de circulação no concelho provocadas pelo gelo nas estradas, disse hoje à Lusa fonte da Protecção Civil Municipal.
Segundo a fonte, as diversas autoridades que integram a protecção civil participaram hoje à tarde numa reunião na câmara municipal, que contou com a presença da governadora civil do Porto, e decidiram que não existem condições "para operar a rede de transportes escolares devido ao gelo acumulado nas vias".
A medida afecta quase três mil alunos dos três ciclos de ensino básico e do secundário — 29 escolas de três agrupamentos — e ainda as crianças de 12 jardins de infância.
Com o encerramento das escolas, a protecção civil pretende também libertar meios logísticos para assegurar o apoio domiciliário a idosos e pessoas carenciadas que residem em locais de acesso perigoso ou difícil devido à neve e ao gelo, acrescentou a fonte.
Devido ao forte nevão que atingiu a região do Baixo Tâmega na sexta-feira mantêm-se isoladas sete aldeias do concelho de Baião — dois lugares na freguesia da Teixeira, dois em Santa Maria do Zêzere, dois em Valadares e um na freguesia de Frende.