O "motard" português Hélder Rodrigues (KTM) foi 11º classificado na sétima etapa do rali todo-o-terreno Dakar2009 e caiu para o sétimo lugar da geral, enquanto o espanhol Carlos Sainz (Volkswagen) recuperou a liderança nos automóveis.
Na tirada disputada entre Mendoza e Valparaiso e que assinalou a passagem da Argentina para as planícies chilenas, Rodrigues concluiu os 243 quilómetros da especial em 02:55.15 horas, perdendo uma posição na classificação geral, que continua a ser comandada pelo espanhol Marc Coma (KTM).
"Estou bem colocado para recuperar posições e agora vêm as dunas a sério onde costumo estar à vontade. O mais importante é que me sinto bem fisicamente, a moto não tem dado problemas e estou com a confiança em alta", afirmou o piloto português.
Paulo Gonçalves (Honda) foi 16º classificado na etapa, ganha pelo chileno Francisco Lopez (KTM), conservando a 13º posição da geral, enquanto Pedro Bianchi Prata (BMW) continua longe do grupo da frente, ocupando agora o 42º lugar.
Nos automóveis, Carlos Sainz venceu a sua terceira etapa no Dakar2009 e recuperou a liderança da prova, destronando o sul-africano Giniel De Villiers (Volkswagen), num dia marcado pelo abandono, devido a problemas mecânicos, do "veterano" Stephane Peterhansel (Mitsubishi), recordista de vitórias, com nove triunfos, incluíndo na última edição, em 2007.
O piloto espanhol terminou a tirada com uma vantagem de 3.41 minutos sobre o seu colega de equipa na Volkswagen, o norte-americano Mark Miller, segundo classificado, e 04.13 sobre o Hummer do norte-americano Bobby Gordon, terceiro colocado.
Na geral, Sainz lidera agora com nove segundos de vantagem sobre De Villiers, que terminou o dia na sexta posição, a 7.48 minutos do piloto espanhol.
Sábado, os pilotos têm direito ao único dia de descanso da competição e o rali prossegue no domingo, com a oitava etapa, que liga Valparaiso a La Serena, num total de 652 quilómetros, 294 dos quais cronometrados.