O Sporting igualou provisoriamente o Benfica na liderança da Liga portuguesa de futebol, ao vencer fora o Vitória de Setúbal por 2-0, num encontro, da 13ª jornada, que resolveu na primeira parte.
O brasileiro Liedson, que somou o quinto golo na prova, aos 17 minutos, e o "capitão" João Moutinho, aos 31, selaram o quarto triunfo dos "leões" nos últimos cinco jogos.
Na segunda parte, os "leões" descansaram à "sombra" dos dois golos de vantagem e apanharam vários sustos, mas seguraram o triunfo, mesmo com 10 a partir dos 80 minutos, face à expulsão do central Daniel Carriço, por acumulação de amarelos.
Com este triunfo, o quinto em sete jogos como visitante, o Sporting passou a contar os mesmos 26 pontos do Benfica, que tem vantagem no confronto directo (2-0 na Luz) e pode domingo restabelecer a vantagem, se vencer no reduto do "lanterna vermelha" Trofense.
O "onze" comandado por Paulo Bento pode voltar a ficar a três pontos dos "encarnados" e a um do FC Porto, caso os tricampeões ganhem no reduto do Nacional, mas garantiu, desde já, a subida ao pódio, ultrapassando o Leixões.
A formação "leonina" partiu para a 13ª ronda a um ponto do conjunto de Matosinhos, mas já segue um à frente, uma vez que o "onze" de José Mota ficou-se por um "nulo" no reduto da Académica, no embate de abertura da jornada, sexta-feira.
No outro encontro disputado hoje, o Vitória de Guimarães cimentou um lugar na primeira metade da tabela classificativa, ao vencer fora o Rio Ave por 4-2.
Os franceses Gregory, aos 14 minutos, e Desmarets, aos 62, Luís Filipe, aos 43, e o brasileiro Roberto, aos 71, apontaram os tentos do "onze" de Manuel Cajuda, que apenas contava oito golos e somou o terceiro triunfo fora (1-0 ao Marítimo e 3-1 ao Trofense).
Por seu lado, os centrais Gaspar, aos nove minutos, e Bruno Mendes, nos descontos da primeira metade, facturaram para os locais, que podem cair para a zona de despromoção.
O Vitória de Guimarães, que manteve o oitavo lugar, passou a contar 17 pontos, colocando-se provisoriamente a dois do Marítimo, sétimo, enquanto o Rio Ave continua para já em 14º, com 10, os mesmos do Belenenses e mais dois do que o "lanterna vermelha" Trofense.
A jornada prossegue domingo, dia em que o líder Benfica joga na Trofa e o FC Porto na Choupana, e termina segunda-feira, com a recepção ao Sporting de Braga ao Belenenses.