São Silvestre de Lisboa: Vitórias de Rui Pedro Silva e Jéssica Augusto, Vanessa Fernandes ausente

Data:

Os atletas Rui Pedro Silva, no sector masculino, e Jessica Augusto, em femininos, venceram a primeira edição da São Silvestre de Lisboa, prova em que a grande ausente foi Vanessa Fernandes, lesionada.

A vice-campeã olímpica do triatlo em Pequim2008 era uma das principais figuras para a corrida em Lisboa, mas uma contractura muscular nas costas impediu-a de correr hoje, impedindo-a também de alinhar no domingo na corrida de São Silvestre do Porto.

Em masculinos, Rui Pedro Silva começou a "desenhar" a vitória sensivelmente a meio do percurso (quatro quilómetros), quando o atleta do Maratona Clube de Portugal marcou as distâncias para Ricardo Ribas e para o francês David Ramard.

Rui Pedro Silva fez a segunda passagem no Rossio em 19.40 minutos e depois de já ter subido a Avenida da Liberdade, o que lhe deu logo alguns segundos de vantagem para o seu colega do Maratona e para Ramard.

Este trio manteve-se inalterado até ao final, com Rui Pedro Silva a garantir a vitória em 28.52 minutos, numa prova rápida em que Ribas segurou o segundo lugar (29.42) e o francês Ramard o terceiro (29.52).

"A partir dos quatro quilómetros dei um 'esticão' e ganhei 50 metros, depois foi só manter", explicou no final Rui Pedro Silva, que no domingo compete na corrida de final do ano da cidade do Porto.

No sector feminino, a ausência de Vanessa Fernandes resumiu a luta pelo triunfo a Jéssica Augusto, da Nike International, e a Dulce Félix, do Sporting de Braga, com vantagem para a primeira, que desde cedo controlou a corrida.

O percurso de dez quilómetros, com duas passagens pela praça do Rossio, ida até ao Cais do Sodré e subida da Avenida da Liberdade foi fácil para a vice-campeã europeia de corta-mato, primeira entre as mulheres e 11ª do geral, com 32.36 minutos.

Jéssica seguiu lado-a-lado com Dulce Félix até ao último quilómetro, momento em que arrancou para a vitória, num percurso que considerou "interessante", apesar da chuva que se fez sentir durante quase toda a prova.

"No último quilómetro quem teve mais forças seguiu. Tentei aumentar (o ritmo) um bocadinho nos últimos metros", disse a atleta, cujo objectivo era desgastar-se o menos possível, pois no domingo corre a São Silvestre do Funchal.

No final, a organização da prova, a cargo de Hugo Sousa, considerou que está dado o primeiro passo para cimentar uma São Silvestre na cidade de Lisboa, mas a ambição é vir a ter uma prova que possa ombrear com outras corridas internacionais.

"Este ano foi uma primeira experiência e preferimos ter uma prova controlada em termos de espectadores. Queremos seguir exemplo de outras São Silvestre, como a de Madrid, com 25.000 atletas, ou de São Paulo, que já leva 84 edições", concluiu Hugo Sousa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.