Dificuldades em reparar as linhas de electricidade no sul do concelho de Mirandela devido ao gelo, levaram a EDP a instalar geradores para alimentar as casas das aldeias de Abreiro e Milhais, disse fonte da empresa.
A neve regressou hoje à região de Trás-os-Montes, acumulando-se ao gelo que há vários dias afecta várias localidades dos distritos de Vila Real e Bragança.
Precisamente no sul do distrito de Bragança, algumas aldeias do concelho de Mirandela ficaram sem electricidade por causa do gelo que quebrou linhas eléctricas, uma situação que se verificou durante cerca de 20 horas entre quinta e sexta-feira e se repetiu entre sexta-feira à noite e as 13:00 de hoje.
Fonte da EDP Distribuição disse à agência Lusa que a equipas estão a ter dificuldades em reparar as linhas afectadas pelo gelo, pelo que a empresa recorreu a geradores para alimentar os cerca de 300 habitantes das aldeias de Abreiro e Milhais.
A circulação automóvel no distrito de Bragança faz-se com normalidade, enquanto que, em Vila Real, a Estrada Nacional 101, entre Mesão Frio e Amarante, reabriu ao trânsito depois de algumas horas encerrada devido à neve.
Fonte do Comando de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real referiu que permanecem cortadas a EN 314, que liga Chaves a Carrazedo de Montenegro, sem que haja alternativa, e a EN 206, que liga Sobreira a Padrela, na zona de Carrazedo de Montenegro.
As autoridades recomendam muita precaução no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona da serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, onde se fazem sentir temperaturas negativas e o vento se junta à chuva e à neve.
Embora transitáveis, é ainda necessário conduzir com precaução na A24, entre Peso da Régua e Chaves, e na A7, entre Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.