Cólera: Equipa portuguesa da AMI já no Zimbabué para ajudar

Data:

Uma equipa da organização portuguesa Assistência Médica Internacional chegou ao Zimbabué para ajudar no combate à epidemia de cólera, estando disponível para ajudar no fornecimento de cuidados médicos e de alimentos, disse à agência Lusa o presidente da organização.

Fernando Nobre revelou que a equipa da AMI, constituída por dois elementos, chegou à capital do Zimbabué, Harare, esta manhã e que vai estabelecer os primeiros contactos com as autoridades locais e os representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) na terça-feira.

A equipa da AMI, constituída por uma enfermeira que esteve recentemente na Guiné-Bissau a dar apoio à população vítima de cólera nesse país e por um outro elemento do Departamento Internacional da organização, vai desenvolver diversos contactos locais e estudar formas de apoio logístico e financeiro.

Estes encontros que começarão terça-feira permitirão aos elementos da AMI – a única organização portuguesa a prestar auxílio no Zimbabué – recolher informações sobre o que se está a passar com a epidemia naquele país.

Fernando Nobre está especialmente preocupado com a generalizada ausência de água potável, que tem permitido a epidemia de cólera alastrar, inclusive aos países vizinhos.

A ausência de latrinas e esgotos fechados também tem ajudado a epidemia num país que se encontra numa "grave crise económica", frisou Fernando Nobre.

Depois das reuniões de terça-feira, a equipa da AMI irá estabelecer um plano de intervenção que poderá ser a nível da epidemia ou alimentar.

A nível da epidemia, os elementos da AMI vão preparados para ajudar na triagem e tratamento de doentes, bem como na constituição de equipas médicas e no fornecimento de medicamentos.

Ao nível alimentar, e consoante as recomendações dos representantes do Programa Alimentar Mundial (PAM) presentes no Zimbabué, a AMI poderá fornecer os mantimentos mais necessários.

A AMI está disponível para complementar esta equipa com mais meios, consoante as recomendações das autoridades locais e das organizações no terreno, adiantou Fernando Nobre.

A cólera é uma infecção causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados com a bactéria Vibrio cholerae.

A epidemia de cólera que assola o Zimbabué já vitimou 800 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.