Uma equipa da organização portuguesa Assistência Médica Internacional chegou ao Zimbabué para ajudar no combate à epidemia de cólera, estando disponível para ajudar no fornecimento de cuidados médicos e de alimentos, disse à agência Lusa o presidente da organização.
Fernando Nobre revelou que a equipa da AMI, constituída por dois elementos, chegou à capital do Zimbabué, Harare, esta manhã e que vai estabelecer os primeiros contactos com as autoridades locais e os representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) na terça-feira.
A equipa da AMI, constituída por uma enfermeira que esteve recentemente na Guiné-Bissau a dar apoio à população vítima de cólera nesse país e por um outro elemento do Departamento Internacional da organização, vai desenvolver diversos contactos locais e estudar formas de apoio logístico e financeiro.
Estes encontros que começarão terça-feira permitirão aos elementos da AMI – a única organização portuguesa a prestar auxílio no Zimbabué – recolher informações sobre o que se está a passar com a epidemia naquele país.
Fernando Nobre está especialmente preocupado com a generalizada ausência de água potável, que tem permitido a epidemia de cólera alastrar, inclusive aos países vizinhos.
A ausência de latrinas e esgotos fechados também tem ajudado a epidemia num país que se encontra numa "grave crise económica", frisou Fernando Nobre.
Depois das reuniões de terça-feira, a equipa da AMI irá estabelecer um plano de intervenção que poderá ser a nível da epidemia ou alimentar.
A nível da epidemia, os elementos da AMI vão preparados para ajudar na triagem e tratamento de doentes, bem como na constituição de equipas médicas e no fornecimento de medicamentos.
Ao nível alimentar, e consoante as recomendações dos representantes do Programa Alimentar Mundial (PAM) presentes no Zimbabué, a AMI poderá fornecer os mantimentos mais necessários.
A AMI está disponível para complementar esta equipa com mais meios, consoante as recomendações das autoridades locais e das organizações no terreno, adiantou Fernando Nobre.
A cólera é uma infecção causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados com a bactéria Vibrio cholerae.
A epidemia de cólera que assola o Zimbabué já vitimou 800 pessoas.