O Atlético de Valdevez, da amadora II divisão, vai disputar com sete equipas da Liga, entre elas o Leixões, "carrasco" do Benfica, os quartos-de-final da Taça de Portugal em futebol, ao despachar uma quarta equipa da Honra. Depois de já ter afastado Gil Vicente (quarta eliminatória), Olhanense (terceira) e Oliveirense (segunda), todas formações profissionais, da Liga de Honra, o conjunto de Micael Sequeira derrotou hoje em casa o Santa Clara por 3-1.
Em Arcos de Valdevez, um "hat-trick" de Léo Sousa, com golos aos 07, 53 e 67 minutos, os dois últimos de grande penalidade, selou o triunfo dos sextos classificados da série A da II divisão, contra uns insulares que reduziram aos 87, por Oliveira, também de penalti.
Além do conjunto da II divisão, vão disputar os "quartos" sete equipas da Liga, três delas apuradas hoje, o Vitória de Guimarães (1-0 no reduto do Vitória de Setúbal), o Nacional, que bateu pela terceira vez esta época o Trofense (já tinha ganho para o campeonato e para a Taça da Liga), agora na Trofa (4-2), e o Paços de Ferreira, vencedor por 4-1 na recepção ao Vizela, da Liga de Honra.
No Bonfim, um cabeceamento certeiro do "capitão" Flávio Meireles, aos 59 minutos, na sequência de um livre apontado por Nuno Assis, foi suficiente para o conjunto comandado por Manuel Cajuda passar à fase seguinte da competição, no último jogo do dia.
No reduto do Trofense, Nené, aos 10 minutos, Miguel Fidalgo, aos 42, Edson, aos 72, e Mateus, aos 87, apontaram, por seu lado, os quatro tentos dos insulares, enquanto Valdomiro, aos 45, e Reguila, aos 46, facturaram para os da casa.
O Paços de Ferreira esteve muito tempo a perder com o Vizela, que de adiantou logo aos 16 minutos, numa grande penalidade marcada por Quim Berto, mas acabou por vencer com tentos de Leandro Tatu (77 minutos), Ricardo (85), Pedrinha (92, de penalti) e Paulo Sousa (94).
Vitória de Guimarães, Nacional e Paços de Ferreira juntaram-se a Leixões (5-4 na "lotaria" ao Benfica), FC Porto, "carrasco" do Cinfães, sobrevivente da III divisão (4-1 fora), Naval (3-0 ao Portimonense, da Liga de Honra) e Estrela da Amadora (1-0 ao Olivais e Moscavide, da II divisão, após prolongamento), apurados sábado.
No embate entre os dois primeiros da Liga, que já haviam empatado no mesmo local para o campeonato (1-1), o guarda-redes Beto foi o "herói", ao deter o pontapé do internacional espanhol José António Reyes, depois de os nove primeiros jogadores terem marcado.
O triunfo do Leixões sobre o Benfica foi a única surpresa de sábado, já que os outros favoritos garantiram a qualificação, entre eles o FC Porto, vencedor com tentos do argentino Ernesto Farias, aos 52 minutos, do colombiano Guarin, aos 78 e 86, e de Candeias, aos 82.
Por seu lado, Sérgio Silva apontou, aos 75 minutos, o tento de honra dos locais, que deram luta, num jogo em que Jesualdo Ferreira só repetiu um jogador (o central Rolando) da equipa inicial que bateu quarta-feira o Arsenal (2-0), para a Liga dos Campeões.
A Naval 1º de Maio também confirmou o favoritismo e rumou aos "quartos", ao bater na Figueira da Foz o Portimonense, da Liga de Honra, por 3-0, com tentos de Marinho (59) e dos brasileiros Dudu (79) e Marcelinho (85).
Quanto ao Estrela da Amadora, precisou de prolongamento para bater em casa o Olivais e Moscavide, nono classificado da série D da II divisão, por 1-0: o golo do triunfo surgiu apenas aos 122 minutos e foi apontado por Anselmo.
O sorteio dos quartos-de-final, cujos encontros estão agendados para 28 de Janeiro de 2009, realiza-se quarta-feira.