O Leixões afastou o Benfica da Taça de Portugal, ao vencer em Matosinhos no desempate por pontapés da marca da grande penalidade (5-4), após um empate a zero nos 120 minutos, em encontro dos oitavos-de-final.
No embate entre os dois primeiros da Liga, que já haviam empatado no mesmo local para o campeonato (1-1), o guarda-redes Beto foi o "herói", ao deter o pontapé do internacional espanhol José António Reyes, depois de os nove primeiros jogadores terem marcado.
O triunfo do Leixões foi a única surpresa do dia, já que os outros favoritos garantiram a qualificação: o FC Porto, agora único "grande" em prova, venceu fora o Cinfães por 4-1, enquanto a Naval superou o Portimonense (3-0) e o Estrela da Amadora o Olivais e Moscavide (1-0, após prolongamento).
O argentino Ernesto Farias, aos 52 minutos, o colombiano Guarin, aos 78 e 86, e Candeias, aos 82, apontaram os tentos portistas, que sofreram muito na primeira parte e apanharam um grande susto aos 75, quando Sérgio Silva empatou.
Na parte final, o maior poderio do "onze" comandado por Jesualdo Ferreira, que só repetiu um jogador (o central Rolando) da equipa inicial que bateu quarta-feira o Arsenal (2-0), para a Liga dos Campeões, acabou, no entanto, por se impor.
A Naval 1º de Maio também confirmou o favoritismo e rumou aos "quartos", ao bater na Figueira da Foz o Portimonense, da Liga de Honra, por 3-0, com tentos de Marinho (59) e dos brasileiros Dudu (79) e Marcelinho (85).
Por seu lado, o Estrela da Amadora precisou de prolongamento para bater em casa o Olivais e Moscavide, nono classificado da série D da II divisão, por 1-0: o golo do triunfo surgiu apenas aos 122 minutos e foi apontado por Anselmo.
Os restantes encontros dos oitavos-de-final são o Atlético de Valdevez-Santa Clara, o Trofense-Nacional, o Paços de Ferreira-Vizela e o Vitória de Setúbal-Vitória de Guimarães, todos domingo.