Cristiano Ronaldo, recentemente eleito "Bola de Ouro" do France Football, está entre os cinco primeiros do prémio de jogador do ano da Federação Internacional de Futebol (FIFA), que será anunciado a 12 de Janeiro.
Depois de ter sido terceiro em 2007, atrás do brasileiro Kaká (primeiro) e do argentino Lionel Messi (segundo), o extremo do Manchester United volta a estar entre os melhores, sendo, desta vez, o grande favorito à conquista do troféu. Em 2008, o internacional português conquistou a Liga dos Campeões e a Liga inglesa, provas em que foi o melhor marcador, sendo que os 31 golos da "Premiership" lhe valeram a conquista da "Bota de Ouro", prémio para o melhor marcador dos campeonatos europeus.
Caso junte o prémio da FIFA à "Bota de Ouro" e a "Bola de Ouro", o "7" do United torna-se o segundo jogador da história a vencer os três prémios no mesmo ano, depois do brasileiro Ronaldo, em 1997.
Além de Cristiano Ronaldo, também Messi (FC Barcelona) e Kaká (AC Milan) voltam a estar, um ano depois, entre os jogadores anunciados pela FIFA como candidatos ao prémio, num grupo alargado, pela primeira vez, de três para cinco futebolistas.
Aos três repetentes de 2008 juntam-se os espanhóis Fernando Torres (Liverpool) e Xavi (FC Barcelona), respectivamente o autor do golo que deu o título europeu à Espanha (1-0 à Alemanha, na final de Viena) e o melhor jogador do Euro2008.
O internacional luso pode tornar-se o segundo português a conquistar o prémio, atribuído pela primeira vez em 1991, depois de Figo, que venceu em 2001, depois de ter sido segundo em 2000, ano em que conquistou a "Bola de Ouro". O vencedor do galardão será anunciado a 12 de Janeiro, na Gala da FIFA, em Zurique.