Benfica e Leixões, as duas melhores equipas do campeonato, disputam sábado, em Matosinhos, o jogo “grande” dos oitavos-de-final da Taça de Portugal em futebol, poucos dias após os “encarnados” terem arredado os leixonenses da liderança da Liga.
A goleada imposta domingo ao Marítimo por 6-0, na Madeira, aliada à derrota do Leixões, no dia seguinte, em Guimarães, por 1-0, permitiu ao Benfica assumir isolado a liderança do campeonato, ao cabo de 11 jornadas, uma condição que o clube da Luz não usufruía desde 22 de Maio de 2005, quando se sagrou pela última vez campeão nacional.
No próximo sábado, o Estádio do Mar será palco, pela segunda vez esta época, de um confronto entre Leixões e Benfica, que já se cruzaram para o campeonato a 06 de Outubro, para a quinta jornada, com o jogo a terminar com um empate (1-1) lisonjeiro para os lisboetas.
Praticamente fora das competições europeias (só um milagre permitirá o apuramento para a segunda fase da Taça UEFA), o Benfica aposta tudo nas competições internas, nas quais ainda mantém um currículo imaculado.
Quanto ao Leixões, a formação orientada por José Mota viu interrompida em Guimarães uma série de nove jogos sem perder (ganhou sete encontros e empatou apenas dois), um revés que arredou os matosinhenses do topo da tabela, uma posição que ocupava isolado desde a sétima jornada.
O FC Porto, responsável pelo afastamento, logo na quarta ronda, do vencedor das duas últimas edições da Taça de Portugal, o Sporting (6-5 nas grandes penalidades, em Alvalade), visita pela segunda vez um representante da III Divisão.
Depois do Sertanense, na terceira eliminatória, segue-se a visita ao Cinfães, o único resistente do quarto escalão nacional e actual terceiro classificado da Série C da III Divisão.
Além do Leixões-Benfica, só mais dois dos oito jogos desta eliminatória juntam equipas do primeiro escalão.
O Trofense reencontra o Nacional e tenta desforrar-se da derrota sofrida na Madeira (1-0), na nona jornada da Liga.
O outro embate de “Liga” junta também pela segunda vez, mas agora em Setúbal, os dois “Vitórias”, que na jornada inaugural do campeonato, então em Guimarães, empataram a uma bola.
OITAVOS-DE-FINAL
Sábado, 13 Dez:
CD Cinfães (III) – FC Porto (L), 15h00, SportTV1.
Naval 1º Maio (L) – Portimonense (LH), 15:00.
Estrela da Amadora (L) – Olivais e Moscavide (II), 16:00.
Leixões (L) – Benfica (L), 20:45, TVI.
Domingo, 14 Dez:
Atlético Valdevez (II) – Santa Clara (LH), 14:00.
CD Trofense (L) – Nacional (L), 15:00.
Paços Ferreira (L) – FC Vizela (LH), 16:00.
Vitória de Setúbal (L) – Vitória de Guimarães (L), 18:00, SportTV1.