O Leixões falhou a defesa da liderança da Liga de futebol, ao perder com o Vitória de Guimarães por 1-0, na 11ª jornada, permitindo ao Benfica assumir o comando, graças à goleada imposta domingo ao Marítimo (6-0).
A primeira derrota da equipa de Matosinhos fora de casa esta época na prova valeu ao Benfica o regresso, três anos e meio depois, ao topo da competição, um dia depois da maior goleada no campeonato, alcançada domingo na Madeira.
Um golo de Fajardo, aos 88 minutos, garantiu aos vimarenenses o primeiro triunfo da época no Estádio D. Afonso Henriques e quebrou a série de nove jogos sem perder do Leixões, que somava apenas vitórias nos cinco jogos disputados até hoje fora de Matosinhos, incluindo no Estádio do Dragão e de Alvalade.
Com este resultado, o Vitória de Guimarães deu um "salto" na classificação e passou a ocupar o oitavo posto, enquanto o Leixões é segundo classificado, a dois pontos do clube da Luz.
No domingo, o Benfica goleou na Madeira o Marítimo por 6-0, com os avançados Nuno Gomes e David Suazo em destaque, ao marcarem ambos dois golos.
Na terceira posição, a três pontos dos "encarnados", está o Sporting que, no jogo inaugural da ronda, bateu sexta-feira na Reboleira o Estrela da Amadora por 3-1, destacando-se o golo marcado pelo regressado Simon Vukcevic.
O tricampeão FC Porto venceu no sábado o Vitória de Setúbal por 3-0, no Estádio do Bonfim, e ocupa a quarta posição da Liga, a cinco pontos do Benfica, mas com menos um jogo disputado.
11ª JORNADA
Estrela da Amadora – Sporting, 1-3 (1-1 ao intervalo)
Nacional – Belenenses,4-2 (2-0)
Académica – Paços de Ferreira, 2-1 (1-0)
Vitória de Setúbal – FC Porto, 0-3 (0-0)
Rio Ave – Naval 1º de Maio, 2-0 (1-0)
Marítimo – Benfica, 0-6 (0-2)
Vitória de Guimarães – Leixões, 1-0 (0-0)
Trofense – Sporting de Braga, 0-0
11ª Jornada: Leixões derrotado em Guimarães e perde a liderança
Data: