O Marítimo, com um jogo bastante calculista, ganhou em Setúbal ao Vitória local, por 2-0, "pulando" na classificação da Liga portuguesa de futebol de 13º para nono lugar, igualando com sete pontos o adversário desta jornada.
A jornada encerrou assim um dia mais tarde que o habitual, com setubalenses e madeirenses a prolongarem um pouco mais a recuperação das viagens de quinta-feira, para a Taça UEFA, respectivamente à Holanda (Heerenveen) e Espanha (Valência).
O Marítimo, depois de um início de época bastante negativo, parece começar a entrar no bom caminho, como se viu na derrota tangêncial com o gigante Valência e, agora, com a vitória sobre um dos "europeus" lusos.
Numa ronda em que a liderança poderia cair para metade dos clubes da Liga, tal era a pouca diferença pontual, acabou por se isolar na frente o FC Porto, vencedor do Sporting por 2-1, sábado à noite em Alvalade.
Aliás, pode dizer-se que o FC Porto ganhou em toda a linha nesta jornada, já que o Benfica também perdeu pontos, segunda-feira em Matosinhos, não indo além de um empate 1-1 com o surpreendente Leixões, que igualou Nacional e Estrela da Amadora na vice-liderança, com 10 pontos, menos um que o "dragão".
A classificação à quinta jornada continua ainda muito pouco definida e entre o primeiro, FC Porto, e os nonos, Marítimo, Vitória de Setúbal e Académica, distam apenas quatro pontos.
Após nova paragem, para jogos de selecção e para que a Taça de Portugal avance, a Liga regressa a 26 de Outubro, com destaque para a recepção do FC Porto ao Leixões. Quem ganhar é líder, mas em caso de empate o Nacional, que recebe o Vitória de Setúbal, e o Estrela, que vai a Braga, podem passar para o topo.
O Benfica tem um jogo teoricamente fácil, na Luz, contra a Naval, e o Sporting joga fora com o antepenúltimo, o Paços de Ferreira.