Santa Clara e Portimonense foram os grandes vencedores da quinta jornada da Liga de Honra, em que os insulares se isolaram na liderança e os algarvios subiram do nono ao segundo lugar.
Numa ronda incaracterística, em que do segundo ao oitavo classificado ninguém ganhou, o Santa Clara venceu o "lanterna vermelha" Gondomar por tangencial 2-1, enquanto o Portimonense venceu o ex-líder Desportivo das Aves por expressivo 5-2.
O Gondomar complicou a vida ao Santa Clara e começou por assustar com remate de João Fernandes (43 minutos) à trave, antes de Bruno Severino (48) inaugurar o marcador: Oliveira (64) empatou em grande penalidade duvidosa e aos 69 Nuno Santos selou a reviravolta no marcador.
O Portimonense impôs a primeira derrota ao Desportivo das Aves – liderava igualado com o Santa Clara – embora fossem os minhotos a inaugurar o marcador, com golo de Sérgio Carvalho (07), no primeiro remate à baliza.
Os algarvios, muito fortes na primeira parte, deram a volta antes do intervalo, com golos de Gonzalo (15) e Raphael Freitas (43), ampliando a vantagem com tentos de Fausto (47), Narcisse (56) e auto-golo de Henrique (68), enquanto Rui Miguel (72) reduziu de penalti.
O Varzim, que era terceiro classificado, caiu para sétimo ao perder 2-1 na Oliveirense (penúltimo), num desafio em que os poveiros terminaram reduzidos a oito elementos: contra 10, Jefferson (61 m) abriu o activo, Banjai (84) ampliou contra nove e Yasalde (92) reduziu antes da terceira expulsão.
O Feirense foi travado pelo "aflito" Vizela (0-0), mas os locais podem queixar-se da falta de sorte, pois dominaram e viram Tales (08 m) atirar ao poste e Marco Cadete (21) a acertar na trave.
União de Leiria e Gil Vicente empataram 1-1, com os forasteiros, que jogaram melhor, a adiantar-se por Zequinha aos 39, mas a ceder o empate por Cássio aos 82.
Um golo de Sidnei (92 m) já nos descontos garantiu um ponto ao Boavista na visita ao Olhanense, que foi quase sempre superior, mas não conseguiu segurar a vantagem alcançada com o golo de Castro (36).
Um erro do guarda-redes Tó Figueira custou ao Freamunde uma derrota caseira frente ao Estoril, com o remate inofensivo de Tiago a colorir a estreia do treinador João Carlos Pereira.
O Sporting da Covilhã agudizou a crise do Beira-Mar ao vencer em Aveiro por 1-0 com golo de Pimenta, em cima do intervalo.