Crise Financeira: Sarkozy defende revisão urgente das regras do capitalismo financeiro

Data:

O presidente francês Nicolas Sarkozy apelou hoje em Paris para debater a crise internacional para que sejam revistas "o mais depressa possível" as regras do capitalismo financeiro.

No final de uma mini-cimeira que juntou os líderes da França, Reino Unido, Alemanha e Itália, Nicolas Sarkozy defendeu que cada um destes países deve intervir nos casos de bancos em dificuldades, empenhando-se em que os seus "dirigentes que falharam sejam sancionados"

Por outro lado, a "Comissão Europeia deve fazer prova de flexibilidade na aplicação de regras em matérias de ajuda do Estado às empresas", seguindo os "princípios do Mercado Comum".

Perante a actual conjuntura económica, a "aplicação do pacto de estabilidade e de crescimento deve reflectir as circunstâncias excepcionais" que o mundo enfrenta, defende Nicolas Sarkozy.

No entanto, para Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, o pacto deve ser respeitado na "sua integralidade".

Os receios de que os bancos não poder obter crédito para cobrir as suas dívidas fizeram descer em flecha o preço das acções das instituições bancárias e forçaram alguns governos europeus a salvar alguns dos grandes bancos: o britânico Bradford & Bingley, o belga e holandês Fortis, o belga Dexia e o alemão Hypo Real Estate.

A mini-cimeira dos quatro países europeus do G8 também conta com a presença dos presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, e do Eurogrupo, Jean Claude-Juncker.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.