O padre Duarte Cunha, do Patriarcado de Lisboa, vai assumir o cargo de secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, sucedendo a D. Aldo Giordano, noticiou hoje a agência católica Ecclesia.
O prelado português, que vai assumir as novas funções durante cinco anos, foi eleito por unanimidade, na assembleia plenária anual do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, em Budapeste, na Hungria.
D. Aldo Giordano foi designado pelo Papa como observador permanente da Santa Sé no Conselho da Europa.
Duarte da Cunha, de 40 anos, foi ordenado sacerdote em 1993 e, em Portugal, tem desenvolvido a sua acção na defesa da vida e da família.
Os bispos europeus estão reunidos até sexta-feira na capital húngara para analisar a relação da Igreja Católica com a comunicação social.
A medicina, a bioética, a relação do Islamismo com a Igreja Católica e o ensino desta nas escolas serão matérias igualmente abordadas.
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa promove a colaboração entre episcopados católicos e do ecumenismo e debruça-se sobre temas da cultura e da sociedade europeias que envolvem a Igreja.