Um golo do médio Bruno Braga, aos 75 minutos, permitiu ao Leixões vencer por 1-0 o Belenenses, no Restelo, e juntar-se a Nacional e Sporting na liderança da Liga portuguesa de futebol, após quatro jornadas.
O jovem que alinhava a época passada na II divisão, ao serviço do Leça (12 golos em 28 jogos), estreou-se da melhor forma no principal campeonato luso, já que decidiu o jogo e com um "grande" golo, de pé direito, já dentro da área, sobre a direita.
A formação de Matosinhos, comandada por José Mota, entrou a perder no campeonato (1-3 na recepção ao Nacional), mas somou agora o terceiro triunfo consecutivo, depois de já ter ganho na Trofa (2-1) e na recepção ao Sporting de Braga (2-0).
Com este resultado, o Leixões passa a contar os mesmos nove pontos do que Nacional e Sporting, derrotados por Estrela da Amadora (1-2, em casa) e Benfica (0-2, na Luz), respectivamente, mas segue no terceiro posto, face ao desaire com os insulares.
Por seu lado, o Belenenses, comandado pelo já contestado treinador brasileiro Casemiro Mior, somou a terceira derrota, seguindo na 15ª e penúltima posição, com um escasso ponto, apenas à frente do Trofense, que ainda não pontuou na estreia entre os "grandes".
Mais do que o sucesso do conjunto de Matosinhos, a ronda quatro do campeonato ficou, no entanto, marcada pelo triunfo do Benfica no "derby" lisboeta, frente ao Sporting, na Luz.
Depois de três anos de "seca" em casa, o conjunto comandado pelo espanhol Quique Flores impôs aos "leões" a primeira derrota da época, graças a dois tentos apontados na segunda parte, por intermédio do também espanhol José António Reyes e do central brasileiro Sidnei.
Apesar da derrota, o Sporting manteve-se na frente, agora também com o Leixões, já que o Nacional não conseguiu pontuar na recepção ao Estrela da Amadora (1-2).
Na Choupana, o "onze" de Manuel Machado apenas precisava de um ponto para se isolar na frente, só que dois ex-"leões" estragaram a festa: o guarda-redes Nelson defendeu tudo o que era possível, até uma grande penalidade, e o veterano Vidigal, de regresso, "bisou".
Face ao desaire dos dois primeiros, o Leixões "colou-se" e o Benfica ficou a apenas um ponto, tal como o FC Porto, que, sexta-feira, na abertura da ronda, recebeu e bateu o Paços de Ferreira por 2-0, com tentos de Raul Meireles e do brasileiro Hulk.
Nos outros encontros da ronda, destaque para o triunfo do Vitória de Guimarães no reduto do Trofense (3-1), com um "bis" do brasileiro Douglas, e o ponto conquistado pela Naval em Braga (1-1), graças a uma grande penalidade apontada pelo "canarinho" Lazaroni.
Por seu lado, o Vitória de Setúbal recebeu e bateu o Rio Ave por 1-0, com um tento de Ricardo Chaves, e o Marítimo alcançou a primeira vitória na prova, ao ganhar em casa à Académica por 2-0, com golos do brasileiro Marcinho e do angolano Djalma.