Portugal/Venezuela: Chávez vai nomear vice-ministro para a Europa para “elo de ligação”” com comuni”

Data:

O presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, prometeu hoje ao primeiro-ministro português, José Sócrates, que irá nomear o vice-ministro para a Europa para servir de “elo de ligação” entre o Governo e a comunidade portuguesa.

Segundo disse à Lusa uma fonte diplomática, durante o almoço que se realizou no Palácio de São Bento, Hugo Chávez e José Sócrates falaram da comunidade portuguesa residente na Venezuela e dos problemas que afectam e preocupam os portugueses residentes naquele país da América Latina.

Ainda de acordo com a mesma fonte, na sequência dessa conversa, Hugo Chávez disse que iria nomear o seu vice-ministro para a Europa, Alejandro Fleming, para “manter contactos regulares com a comunidade portuguesa” e ser o “elo de ligação” entre estes e o Governo.

O presidente venezuelano esteve hoje em Lisboa, naquela que foi a sua terceira visita a Portugal no espaço de um ano, para presidir à cerimónia de assinatura de acordos entre os dois países para os sectores da Educação, energia e construção de habitação social.

Depois da cerimónia, Hugo Chávez, que chegou a Portugal na sexta-feira à noite, almoçou com José Sócrates em São Bento, de onde seguiu para o aeroporto de Figo Maduro.

A insegurança é um dos problemas que mais tem preocupado a comunidade portuguesa nos últimos meses.

Segundo a comunidade portuguesa no último mês foram assassinados seis portugueses na Venezuela, um na localidade de Guayana, outro em Santa Teresa e quatro em Caracas.

Diariamente, os jornais venezuelanos dedicam várias páginas à insegurança, tema que ocupa parte dos noticiários televisivos e radiofónicos.

A própria polícia estima que semanalmente são assassinadas mais de 30 pessoas de diversas nacionalidades ao longo do território nacional, principalmente em bairros pobres.

Entretanto, hoje, os comerciantes portugueses em Caracas suspenderam uma concentração de protesto contra o aumento da insegurança no país com receio de represálias e de uma eventual conotação política, já que a campanha para as eleições regionais e municipais venezuelanas arrancaram esta semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.