O presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, prometeu hoje ao primeiro-ministro português, José Sócrates, que irá nomear o vice-ministro para a Europa para servir de “elo de ligação” entre o Governo e a comunidade portuguesa.
Segundo disse à Lusa uma fonte diplomática, durante o almoço que se realizou no Palácio de São Bento, Hugo Chávez e José Sócrates falaram da comunidade portuguesa residente na Venezuela e dos problemas que afectam e preocupam os portugueses residentes naquele país da América Latina.
Ainda de acordo com a mesma fonte, na sequência dessa conversa, Hugo Chávez disse que iria nomear o seu vice-ministro para a Europa, Alejandro Fleming, para “manter contactos regulares com a comunidade portuguesa” e ser o “elo de ligação” entre estes e o Governo.
O presidente venezuelano esteve hoje em Lisboa, naquela que foi a sua terceira visita a Portugal no espaço de um ano, para presidir à cerimónia de assinatura de acordos entre os dois países para os sectores da Educação, energia e construção de habitação social.
Depois da cerimónia, Hugo Chávez, que chegou a Portugal na sexta-feira à noite, almoçou com José Sócrates em São Bento, de onde seguiu para o aeroporto de Figo Maduro.
A insegurança é um dos problemas que mais tem preocupado a comunidade portuguesa nos últimos meses.
Segundo a comunidade portuguesa no último mês foram assassinados seis portugueses na Venezuela, um na localidade de Guayana, outro em Santa Teresa e quatro em Caracas.
Diariamente, os jornais venezuelanos dedicam várias páginas à insegurança, tema que ocupa parte dos noticiários televisivos e radiofónicos.
A própria polícia estima que semanalmente são assassinadas mais de 30 pessoas de diversas nacionalidades ao longo do território nacional, principalmente em bairros pobres.
Entretanto, hoje, os comerciantes portugueses em Caracas suspenderam uma concentração de protesto contra o aumento da insegurança no país com receio de represálias e de uma eventual conotação política, já que a campanha para as eleições regionais e municipais venezuelanas arrancaram esta semana.