26 DE SETEMBRO

Data:

1849 – Nasce o fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov, Prémio Nobel da Medicina em 1904.

1888 – Nasce o poeta, dramaturgo e crítico inglês de origem norte-americana T. S. Elliot, autor de "Terra sem Vida", "Quatro Quartetos", Nobel da Literatura em 1948.

1898 – Nasce o compositor norte-americano George Gershwin, autor de "Porgy and Bess", "Rapsodia in Blue" e "Um Americano em Paris".

1928 – Vinte e três países assinam o Pacto da Sociedade das Nações, documento que considera a guerra ilegal e que tem como objectivo a resolução pacífica dos conflitos.

1937 – Morre a cantora de "blues" Bessie Smith, num desastre de automóvel no Mississipi. Vários hospitais recusam-se recebê-la, por ser negra.

1945 – Morre o compositor húngaro Bela Bartók, nos EUA, onde se refugiara após a ocupação nazi do seu país. Um dos mais importantes compositores do século XX.

1960 – Presidenciais norte-americanas. John Kennedy e Richard Nixon protagonizam o primeiro debate televisivo entre candidatos.

1968 – Marcello Caetano é nomeado presidente do Conselho de Ministros.

1974 – Uma corrida de touros no Campo Pequeno, presidida por António de Spínola e Vasco Gonçalves, sustenta as vaias da chamada Maioria Silenciosa.

1975 – O VI Governo provisório retira ao COPCON "os poderes de intervenção para restabelecimento da ordem pública".

1983 – É inaugurada, em Lisboa, a réplica da Pedra de Dighton, rochedo de 40 toneladas do rio Taunton, nos EUA, que ostenta a inscrição do navegador português Miguel Corte Real, de 1511.

1984 – O Reino Unido e a China assinam, em Pequim, o acordo que estabelece a devolução de Hong Kong à China, em 1997.

1985 – Morre o cientista norte-americano William C. Rose, 98 anos. Identificou os aminoácidos em 1932.

1989 – Um avião que transportava os deputados portugueses João Soares, Nogueira de Brito e Rui Gomes da Silva, cai na Jamba, Angola.

1990 – Morre o escritor italiano Alberto Moravia, autor de "La Ciociara".

1995 – É assinado, em Nova Iorque, o acordo de paz para a Bósnia-Herzegovina.

1998 – Estreia-se a ópera "O Corvo Branco", do compositor norte-americano Philip Glass, com libreto de Luísa Costa Gomes, na EXPO 98, Lisboa.

1999 – O líder da resistência timorense, Xanana Gusmão, reúne-se, em Nova Iorque, com a secretária de Estado norte-americana Madelaine Albright.

2001 – Morre o actor e produtor brasileiro Walter Avancini, 66 anos.

2002 – A Inspecção-Geral do Trabalho anuncia que irá multar os jornais e as empresas que violarem a lei e divulguarem anúncios de emprego que discriminem o sexo do trabalhador.

2003 – Sai o primeiro número de O Inimigo Público, suplemento satírico do jornal Público.

2005 – Comissão Europeia confirma a violação do Pacto de Estabilidade por 12 países da União, entre os quais Portugal, Alemanha, França, Itália e Reino Unido.

2006 – Correio da Manhã noticia que a Polícia Judiciária do Porto retomou as investigações do processo Apito Dourado após novas escutas telefónicas que envolvem alguns arguidos e novos suspeitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.