O tiroteio de hoje na escola profissional de Kauhajoki, no sudoeste da da Finlândia, fez nove mortos, anunciou um porta-voz da polícia.
O autor dos disparos, aparentemente um aluno da escola, está internado em estado crítico num hospital de Tampere, depois de se ter alvejado a si próprio na cabeça, segundo o porta-voz.
O tiroteio começou cerca das 11:00 (09:00 em Lisboa), numa escola profissional com cerca de 200 alunos na localidade de Kauhajoki, cerca de 360 quilómetros a oeste de Helsínquia, e o atirador teve oportunidade de fazer vários disparos, segundo a televisão Yle.
O governo finlandês está reunido de urgência desde as 13:00 (11:00 em Lisboa), disse um porta-voz governamental.
Este tiroteio ocorre menos de um ano depois de um incidente semelhante, numa escola secundária de Tuusula, localidade a cerca de 40 quilómetros da capital, em que um jovem de 18 anos abateu oito pessoas da sua própria escola antes de se suicidar.
A "tragédia de Tuusula", como ficou conhecida, chocou profundamente o país e o governo decidiu tomar medidas para evitar uma repetição deste tipo de incidentes, aprovando designadamente leis que proíbem a posse de armas por menores de idade e baixando a idade legal de detenção de 18 para 15 anos.