Cinco equipas portugueses, entre as quais o "colosso" Benfica, iniciam hoje a luta pelo direito de jogar a fase de grupos da Taça UEFA de futebol, com a disputa da primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA.
Vitória de Guimarães, Sporting de Braga, Vitória de Setúbal e Marítimo são os outros emblemas nacionais que acompanha nesta fase da prova o emblema da Luz, sendo nota comum aos cinco não terem tarefas teoricamente facilitadas.
O Benfica joga em Nápoles (20:00 horas) e Quique Flores, o técnico "encarnado", já reforçou que não há favoritos e que as duas equipas se equivalem. Sem poder contar com Cardozo, castigado em jogo da Taça UEFA da época passada, a grande incógnita é a possível estreia do hondurenho Suazo, jogador que conhece bem o futebol transalpino, onde evoluiu várias épocas.
Depois do "balde de água fria" que foi a não ida à Liga dos Campeões, após eliminação injusta ante o Basileia, o e Vitória de Guimarães caiu para a Taça UEFA, onde tem a difícil missão de defrontar o Porsmouth. O primeiro jogo é no terreno dos ingleses, a partir das 18:00.
A tarefa mais complicada parece ser, no entanto, a do Marítimo, que recebe o Valência, um dos históricos do futebol espanhol. O jogo nos Barreiros começa às 21:00.
O Sporting de Braga, que já eliminou duas equipas no acesso à Taça UEFA, recebe a partir das 20:30 o Artmedia, da Eslováquia, clube que já tem experiência na Liga dos Campeões, onde conseguiu mesmo surpreender o FC Porto.
Finalmente, o Vitória de Setúbal actua em "casa emprestada" – joga no estádio José Alvalade ás 20:00 contra o Heerenven, da Holanda, com quem perdeu a eliminatória da mesma competição, há duas épocas.
Taça UEFA, 1ª eliminatória, 1ª mão (horas de Lisboa):
Jogos com equipas portuguesas:
Porsmouth (Ing) - Vitória de Guimarães 18:00
Nápoles (Ita) - Benfica 20:00
Vitória de Setúbal - Herenveen (Hol) 20:00
Sporting de Braga - Artmedia (Svq) 20:30
Marítimo - Valência (Esp) 21:00