O Sporting é hoje a primeira equipa portuguesa a entrar em acção na fase regular da Liga dos Campeões de futebol, tentando lucrar com a crise desportiva do FC Barcelona, em plena Catalunha.
O "Barça" foi batido pelo modesto Numancia (1-0) na ronda inaugural da Liga espanhola e enfrentou muita contestação dos adeptos por desvalorizar a Taça da Catalunha, à qual se apresentou com um plantel secundário, sendo eliminado pelo Sant Andreu (3-1). Já no sábado, ficou-se por um empate a um golo na recepção ao Racing Santander, na segunda ronda do campeonato.
O Sporting apresenta-se assim no Nou Camp, a partir das 19:45 (de Lisboa) e sob arbitragem do francês Laurent Duhamel, buscando os primeiros pontos rumo ao objectivo inédito de chegar aos oitavos-de-final da prova, na qual se apresenta pelo terceiro ano seguido, embora se tenha ficado sempre pela fase regular nas quatro presenças anteriores.
Os "leões" nunca começaram a "liga milionária" fora de Alvalade e só perderam o primeiro encontro do seu agrupamento no ano passado, diante do futuro campeão europeu, Manchester United (1-0), mas o clube lisboeta foi batido na Cidade Condal, por 1-0, na única ocasião em que enfrentou o FC Barcelona em partidas "a doer".
Na segunda mão dessa segunda eliminatória da Taça UEFA de 1986/87, golos do mexicano Manuel Negrete e do inglês Ralph Meade colocaram os "leões" em vantagem, mas Roberto Fernandez, aos 83 minutos, "gelou" Alvalade.
A contar para o mesmo Grupo C da "Champions", os suíços do Basileia, que eliminaram o Vitória de Guimarães na terceira pré-eliminatória da prova, recebem os ucranianos do Shakthar Donetsk, também a partir das 19:45 (de Lisboa).
LC: Sporting joga hoje com o Barcelona
Data: