O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, disse hoje, em Alijó que o Governo quer construir “pelo menos um campo relvado” em todos os concelhos do país, para potenciar a prática desportiva.
Pedro Silva Pereira inaugurou o Estádio Municipal Delfim Magalhães, em Alijó, que representou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e tem capacidade para 2000 pessoas.
“O nosso objectivo é que não exista nenhum concelho no país que não tenha pelo menos um campo relvado”, afirmou o ministro, à margem da cerimónia de inauguração da infra-estrutura.
O governante salientou a preocupação do Governo em “melhorar” as infra-estruturas desportivas em todo o país, nomeadamente no Interior, para “favorecer a prática desportiva”.
O objectivo é potenciar não só o desporto federado e de competição, mas também, segundo o ministro, articular com o desporto escolar.
Acrescentou que, actualmente, “mais de 90 por cento” das escolas do primeiro ciclo do ensino básico já têm desporto escolar, o que, “estranhamente”, não acontecia há uns anos atrás.
Pedro Silva Pereira salientou ainda que, em breve, vai ser anunciada a construção de um centro de alto rendimento no distrito de Vila Real, o qual proporcionaria melhores condições de treino para várias modalidades desportivas.
Segundo explicou, para pagar os investimentos nas infra-estruturas desportivas o Governo adoptou “duas decisões políticas”.
A primeira passa pela mobilização de recursos financeiros dos fundos comunitários, o que continuará a acontecer no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Em segundo lugar, optou por estabelecer uma verba, uma percentagem das receitas dos jogos sociais que é afecta à actividade desportiva.
No conjunto essa percentagem é de 10,5 por cento das receitas dos jogos sociais.
O novo estádio de Alijó possui com relva sintética e cumpre todas as normas de segurança para receber jogos internacionais, que podem ir desde o futebol de onze, futebol de sete ou râguebi.
O ministro fez questão de assistir ao jogo inaugural do estádio, entre o Atlético Clube Alijoense e Sport Clube da Régua a contar para a segunda jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real.
Pedro Silva Pereira referiu que esta obra se junta a outras como a pousada da juventude e centro de saúde, inauguradas em Julho pelo primeiro-ministro, e à unidade de cuidados continuados, que abre em Outubro.
O presidente da Câmara de Alijó, o socialista Artur Cascarejo, lembrou os “grandes atletas exististes no concelho e que, até ao momento, não tinham uma estrutura capaz para potenciar ainda mais essas capacidades”.
Destacou o jogador de futebol Abel, que é internacional júnior e faz parte da equipa de futebol do Benfica.