Governo quer “pelo menos”” um campo relvado em todos os concelhos do país”

Data:

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, disse hoje, em Alijó que o Governo quer construir “pelo menos um campo relvado” em todos os concelhos do país, para potenciar a prática desportiva.

Pedro Silva Pereira inaugurou o Estádio Municipal Delfim Magalhães, em Alijó, que representou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e tem capacidade para 2000 pessoas.

“O nosso objectivo é que não exista nenhum concelho no país que não tenha pelo menos um campo relvado”, afirmou o ministro, à margem da cerimónia de inauguração da infra-estrutura.

O governante salientou a preocupação do Governo em “melhorar” as infra-estruturas desportivas em todo o país, nomeadamente no Interior, para “favorecer a prática desportiva”.

O objectivo é potenciar não só o desporto federado e de competição, mas também, segundo o ministro, articular com o desporto escolar.

Acrescentou que, actualmente, “mais de 90 por cento” das escolas do primeiro ciclo do ensino básico já têm desporto escolar, o que, “estranhamente”, não acontecia há uns anos atrás.

Pedro Silva Pereira salientou ainda que, em breve, vai ser anunciada a construção de um centro de alto rendimento no distrito de Vila Real, o qual proporcionaria melhores condições de treino para várias modalidades desportivas.

Segundo explicou, para pagar os investimentos nas infra-estruturas desportivas o Governo adoptou “duas decisões políticas”.

A primeira passa pela mobilização de recursos financeiros dos fundos comunitários, o que continuará a acontecer no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Em segundo lugar, optou por estabelecer uma verba, uma percentagem das receitas dos jogos sociais que é afecta à actividade desportiva.

No conjunto essa percentagem é de 10,5 por cento das receitas dos jogos sociais.

O novo estádio de Alijó possui com relva sintética e cumpre todas as normas de segurança para receber jogos internacionais, que podem ir desde o futebol de onze, futebol de sete ou râguebi.

O ministro fez questão de assistir ao jogo inaugural do estádio, entre o Atlético Clube Alijoense e Sport Clube da Régua a contar para a segunda jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real.

Pedro Silva Pereira referiu que esta obra se junta a outras como a pousada da juventude e centro de saúde, inauguradas em Julho pelo primeiro-ministro, e à unidade de cuidados continuados, que abre em Outubro.

O presidente da Câmara de Alijó, o socialista Artur Cascarejo, lembrou os “grandes atletas exististes no concelho e que, até ao momento, não tinham uma estrutura capaz para potenciar ainda mais essas capacidades”.

Destacou o jogador de futebol Abel, que é internacional júnior e faz parte da equipa de futebol do Benfica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.