Cavaco Silva percorreu mais de mil quilómetros no Nordeste Transmontano entre queixas e apelos

Data:

O presidente da República, Cavaco Silva, percorreu este fim-de-semana mais de mil quilómetros pelo Nordeste Transmontano numa viagem em que encontrou exemplos a seguir, ouviu queixas e pediu conciliação entre a Conservação da Natureza e as populações.

Cavaco Silva dedicou o dia de hoje exclusivamente ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), que se estende por 120 quilómetros de quatro concelhos, passando por todos: Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

O chefe de Estado encontrou uma paisagem "extraordinária", rica em fauna e flora, mas onde há cada vez menos gente.

"Não demora muito a que não tenhamos nem velhos, nem jovens", foi o primeiro desabafo de desanimo do presidente da Câmara de Mogadouro, o social democrata, Moraes Machado.

Cavaco Silva respondeu com "optimismo" e com elogio ao trabalho dos autarcas, especialmente no interior do país.

O chefe de Estado acredita que será possível "mudar a situação", embora reconheça que nem tudo depende dos autarcas, nomeadamente as ansiadas estradas.

Como a ligação entre Miranda do Douro e Bragança, que continua a ser feita por Espanha, como fez questão de lembrar o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, eleito pelo PSD.

O atraso na melhoria da estrada nacional deve-se a um famoso rato, o de Cabrera, que já ganhou epítetos irreproduzíveis na região, mas que é justamente uma das espécies protegidas e raras que no PNDI.

Portugal tem das melhores áreas protegidas da Europa, "mas será que não seremos capazes de valorizar esta riqueza e conciliar Conservação da Natureza com a espécie humana", foi a pergunta que deixou Cavaco Silva.

O presidente da República não quer que as restrições de que se queixaram os autarcas travem o desenvolvimento, numa região despovoada e carenciada e por essa razão pediu aos poderes públicos desta área abertura para o diálogo e para explicações.

O ministro Ambiente, Nunes Correia, garantiu que as orientações dadas aos serviços são nesse sentido e disse acreditar na Conservação da Natureza como uma alavanca para o desenvolvimento.

No Distrito de Bragança, Cavaco Silva encontrou também bons exemplos como o de Alfândega da Fé onde inaugurou o centro escolar que concentra todas as crianças do primeiro ciclo e que considerou um "exemplo a seguir".

O chefe de Estado aproveitou a ocasião para apelar aos autarcas de todo o país para assumirem mais competências na área da Educação por considerar que, pela proximidade, serão mais eficientes no combate ao insucesso e abandono escolares e ao desvio dos jovens para a droga e toxicodependência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.